Por que toda Divisão V é ruim?

quinta-feira, junho 25, 2015


As quinta divisões de cada liga são vistas como um terror para toda a comunidade. Alguns consideram o Elo Hell das ligas, outros acham que continua sendo a divisão anterior. Entenda!
O sistema de League é bem confuso, deixando a desejar em alguns aspectos. Você nunca sabe por que você ganhou muito ou quase nada de pontos ou por que você já começou com uma vitória em sua série de promoção ou perdeu tantos pontos ao terminar alguma série com derrota.

Segundo o que a Riot disse e das informações que temos, tudo ocorre com base no cálculo que define sua classificação, na divisão atual, conhecido como MMR.

Se você tem um MMR alto comparando com os jogadores da mesma divisão, você vai cair contra jogadores melhores e possivelmente com jogadores ruins em seu time, com o intuito de carregá-los pra cima. Isso não significa que você sempre vai cair com jogadores ruins.

O sistema tenta ao máximo equilibrar os dois times, colocando jogadores com mais ou menos MMR único até que ambas as equipes, com MMR somado, tenham um valor próximo uma da outra. Ou seja, as duas equipes estarão com MMR bem próximos se compararmos as duas, mas com MMR um pouco mais diferente se compararmos jogador a jogador.

Não pense que você cairá exclusivamente com jogadores tóxicos ou coisa do tipo. Você apenas cairá com jogadores de MMR menor, caso o seu seja alto demais. Ou o contrário: se você tiver um MMR baixo, cairá com jogadores de MMR elevado. Tudo é feito relacionado com o MMR, não com a personalidade do jogador.

A divisão entre ligas


Por ser uma divisão bem próxima da liga anterior, a Divisão V costuma trazer por um bom tempo jogadores da liga anterior. Isso vai mudando com o tempo, conforme você vai subindo.

Se seu MMR estiver mediano, o sistema te coloca numa espécie de "divisa" entre as ligas. Isso significa que você servirá como ponte para os jogadores que estão tentando subir.

Isso ocorre porque jogadores que estão tentando subir de liga, são colocados automaticamente pelo sistema com jogadores da liga acima, com o intuito de preparar esses jogadores. É por isso que quando você está próximo da sua MD5, você constantemente cai com ou contra jogadores da próxima liga e, da mesma forma, jogadores da divisão V caem com jogadores que estão prestes a subir.

A toxicidade cinco


As divisões V costumam ser mais tóxicas que qualquer outra. Podemos citar vários motivos nisso, como a frustração a cada derrota e o medo de cair de liga. Isso não chegava a ser um problema em temporadas passadas, mas agora que é possível cair de liga o medo é maior. Ter que jogar mais partidas até a MD5 e depois tentar passá-la novamente é algo muito frustrante.

Da mesma forma que você tem medo de cair, os jogadores que estão subindo da liga anterior têm medo de não conseguir vencer. Muitas vezes esse tipo de jogador tóxico é frustrado por derrotas consecutivas ou até mesmo diversas séries de promoções perdidas.

Já houve uma época em que eu mesmo ficava muito estressado a cada série de promoção não concluída. Hoje em dia a coisa mudou e raramente eu me estresso porque já é algo que eu me acostumei a acontecer e de fato toda série de promoção é de lei algo dar errado.

Levando em conta como funciona o sistema, podemos entender o significado disto ocorrer: se você cai com quatro jogadores relativamente inferiores a você e ter que carregá-los, de certa forma é um desafio e tanto vencer a partida. E se vencer, é sinal de que você está preparado para subir de liga.

Isso faz todo o sentido num ponto de vista técnico, mas não é assim que funciona, pelo menos não em nosso servidor. Ter que carregar vários jogadores ruins para subir para uma liga que também tem jogadores ruins, não faz sentido. Neste caso, a única diferença entre os dois times é que o time inimigo não tem esse impasse.

É claro que nada disso é a verdade absoluta e pode existir vários fatores, incluindo este, para explicar o fenômeno das séries de promoção que dão errado. Por outro lado, sempre há um jeito de vencê-las. Mesmo com esse problema, vai de acordo com o seu nível atual. Então, sim, o sistema tem um pouco de razão no que faz.

Conclusão


No fim, as divisões cinco são um pouco complicadas devido a mistura entre ligas que ocorre nela. Com isso, colocamos um pouco de toxicidade por diversos fatores, incluindo os citados, e temos um problemão para lidar conforme subimos.

É claro que se seu MMR estiver alto o suficiente, muitos desses problemas não ocorrerão com você porque o sistema sempre vai preferir te colocar mais acima do que o normal, o que faz com que a quinta divisão seja, num geral, como qualquer outra.

Deixe seus comentários sobre o caso e suas experiências!

Leia também

0 comentários