Guia completo de visão e Sentinela

terça-feira, maio 12, 2015


A Sentinela é um dos itens mais importantes em League of Legends. Por mais que pareça inofensiva e muitos esquecem ou não preferem comprá-la por achar que é apenas desperdício de ouro, ela é capaz de decidir o rumo da partida.

Após ler este artigo, você verá que a visão é uma das mecânicas mais importantes no jogo, interferindo até mesmo no seu desempenho.

Introdução


Lembra das partidas em que você dominou completamente sua rota mas acabou por ser totalmente neutralizado pelos outros oponentes por ser emboscado constantemente? Durante o jogo inteiro, com maior pressão após cerca de seis minutos, se a visão da sua equipe estiver escassa, isso pode acontecer.

Todos devem concordar que pelo uma uma vez já presenciou um ou mais jogadores do time inimigo constantemente aparecendo e posicionando Sentinelas ou destruindo as do seu time. E aqueles momentos em que você andava sobre o mapa e inexplicavelmente a equipe inimiga já o aguardava? Talvez não tenha sido sorte, nem mesmo coincidência. Sentinelas bem posicionadas podem definir o rumo de uma partida, ainda mais quando uma das equipes não tem visão estratégica (intuição ou instinto) ou visão de mapa (via Sentinelas e outros).

São vários os métodos para ganhar visão no jogo e todos devem ser pensados e analisados de acordo com a situação atual da partida.

Falando especificamente das Sentinelas, há diversos locais em que você pode posicioná-las, seja para se prevenir de emboscadas, proteger uma área ou ganhar visão dela, ter noção de onde o Caçador inimigo está ou até mesmo para preparar objetivos, como Barão ou Dragão.

Entendendo o Sistema de visão do jogo


Os mapas de League of Legends possuem uma mecânica chamada de Névoa de Guerra. A névoa é toda a área escura do mapa. Por mais que você consiga ver o local visualmente, mecanicamente não poderá ver o que há nele, como campeões ou monstros.

Ao andar com seu campeão pelo mapa, tudo o que está em sua volta dentro do seu alcance pode ser visto. O mesmo ocorre ao posicionar Sentinelas ou itens/habilidades que concedem visão de um local.

Os meios mais simples de garantir visão da névoa para a sua equipe é comprando e posicionando Sentinelas nos locais que você achar importante ter visão no estado atual do jogo, como em corredores e pontos próximos aos objetivos.

No caso dos arbustos, o alcance de seu campeão ou qualquer outro meio que conceda visão não mostra o que está dentro deles, a menos que você se mova com seu campeão para a sua parte interna. O mesmo ocorre com Sentinelas: se posicionadas dentro de um arbusto, concederá visão de campeões que entrarem dentro dele e da área em volta. Sentinelas posicionadas fora de um arbusto, por mais que mostre o que há em volta dele, não mostrará o que está dentro.

Sentinelas não revelam através de paredes. Para ver o que há atrás delas, você deve posicionar uma Sentinela do outro lado.

Conhecendo os Itens de Visão


Os itens mais importantes e baratos para conceder visão são as já citadas Sentinelas. Existem dois tipos delas no jogo: As Sentinelas Invisíveis (verdes) e as Sentinelas Detectoras (roxas).

Antes de irmos mais a fundo, tenha noção de que cada jogador pode posicionar, ao mesmo tempo, até três Sentinelas Invisíveis e apenas uma Sentinela Detectora. Dito isso, a função de ganhar visão não é de apenas um, mas de todos os integrantes do time.

Existe um talento chamado Patrulheiro, que aumenta o alcance de visão das Sentinelas posicionadas em 15%. Ele se encontra na primeira fileira da Árvore de Talentos de Utilidade e recomendo seu uso para quando você for jogar como Suporte, porque a visão que você deve ter da rota inferior é importante, principalmente por ser uma área próxima ao Dragão.

Talento "Patrulheiro" disponível na árvore de Utilidade.

Atualmente, somando as Sentinelas, há itens que fornecem uma ou mais cargas de cada exemplar. Abaixo você confere mais informações de cada um destes itens.

Sentinela Invisível


A Sentinela Invisível (cor verde) concede visão da área onde foi posicionada, mas não de campeões invisíveis.

Pode ser vista apenas por itens que concedem visão verdadeira da área onde ela foi posicionada e pode ser destruída com três ataques básicos.

Sentinela Detectora


A Sentinela Detectora (cor roxa) concede visão verdadeira da área onde foi posicionada, revelando campeões invisíveis (como Evelynn ou Twitch), Sentinelas e armadilhas (como os Cogumelos do Teemo).

Esta Sentinela é visível sempre. Mas, se posicionadas dentro de um arbusto, só poderá ser vista se o campeão entrar dentro dele. Pode ser destruída com cinco ataques básicos.

Como não tem duração, ela pode conceder visão de uma área a partida inteira se nenhum inimigo destruí-la.

Pedra/Rubi da Visão


Como ambas as equipes podem estar constantemente retirando a visão do time adversário, investir tanto ouro em Sentinelas pode não ser tão atrativo se você puder construir uma Pedra da Visão no lugar. O item, além de conceder Vida adicional, garante um estoque de Sentinelas que sempre é recarregado ao visitar a fonte e é ótimo para garantir visão temporária de alguma área dependendo das decisões que sua equipe tomar. No caso do Suporte e alguns Caçadores que estão sempre se movendo pelo mapa, é uma opção recomendada.

Este item ainda pode ser atualizado para o Rubi da Visão, garantindo um estoque maior de Sentinelas e mais Vida. Mas lembre-se que nenhum dos dois itens são capazes de aumentar o limite de Sentinelas que um mesmo jogador pode posicionar.

Totem de Vigilância (Amuleto)


O Totem de Vigilância pode ser adquirido gratuitamente na loja. Ele fornece uma carga de Sentinela a cada 120 segundos, que permanece posicionada por 60 segundos. A partir do nível 9, a sua duração aumenta para 120 segundos.

Você pode atualizar o Totem da Vigilância para um dos itens abaixo:

Totem Superior Invisível (Amuleto)


O Totem Superior Invisível diminui o tempo de recarga de cada carga para 60 segundos e adiciona uma carga extra para o estoque, além de aumentar sua duração para 180 segundos. Isso significa que você terá uma carga extra - ao máximo de duas - a cada minuto, enquanto uma Sentinela posicionada dura três minutos.

 Totem Superior Detector (Amuleto)


Quanto ao Totem Superior Detector, ele transforma a Sentinela posicionada em uma Detectora (Sentinela roxa). Fora isso, nenhuma outra mudança.

 Lente Detectora


A Lente Detectora é o único item capaz de revelar Sentinelas e armadilhas invisíveis no mapa. Possui um alcance circular e sua ativação dura por alguns segundos. No nível 9 o alcance aumenta e o tempo de recarga diminui, além de possibilitar a atualização para a Lente de Oráculo.

 Lente do Oráculo


A Lente de Oráculo, por sua vez, além de revelar Sentinelas e armadilhas, também revela campeões invisíveis. O melhor de tudo é que mesmo após sua ativação, o alcance circular - ainda maior - acompanha seu campeão por onde andar, por alguns segundos. Você pode aproveitar este efeito para detectar novas ameaças pelo mapa.

Outros Itens de Visão


Existem diversos outros itens que concedem visão no mapa, como o Sombras Gêmeas, que invoca dois fantasmas que buscam por inimigos próximos no mapa; e também o amuleto Esfera Espiã/Vidente, que revela uma área do mapa à distância. Além disso, há diversas habilidades que revelam campeões, inclusive o feitiço Incendiar.

O monstro grande neutro da Selva Acuâmina garante um efeito chamado Bênção dos Olhos de Águia. A sua mecânica é similar à Lente de Oráculo, mas é ativado automaticamente e SOMENTE quando uma sentinela inimiga enxerga o seu campeão. Procure usar Golpear nele para receber o efeito sempre quando for emboscar em alguma rota e até mesmo para limpar sentinelas pelo mapa.

Aronguejo


Nesta temporada, foi introduzido no mapa o Aronguejo, um monstro neutro que perambula por ambos os rios (um em cada) e tenta fugir ao ser atacado. Se abatido, cria um círculo no meio do rio que concede um bônus de velocidade de movimento e visão da área.


Sempre que possível abata o Aronguejo porque sua visão ajuda a proteger os monstros épicos e seu bônus de movimento é bom para escapar de perseguições ou para beneficiar sua equipe em lutas próximas.

Se os monstros épicos estiverem para surgir, prefira abatê-lo com até um minuto antes do ressurgimento, assim você tem visão da área e isso evita que a equipe inimiga faça o objetivo (na maioria das vezes). Só tenha noção de que a visão concedida não revela o que há dentro do covil, então não fica difícil para jogadores entrarem por trás dele.

Usando as Sentinelas


Antes de aprender a posicionar uma Sentinela, você deve saber onde ela irá garantir visão. Num arbusto, por exemplo, colocar a Sentinela mais para a esquerda ou para a direita mudará significativamente a área que ela vai revelar.

Recomendo que você se posicione em arbustos de modo que possa compreender como ganhar visão. Mais pro lado, mais próximo da parede... Se mova pelo arbusto e tenha uma ideia de como a Sentinela vai revelar a área. Mas lembre-se que o alcance de visão de seu campeão é bem maior que o alcance de uma Sentinela.

A visão das Sentinelas revelam um pedaço de todos os caminhos possíveis que ela pode percorrer. Se existir diversos corredores numa área que você posicioná-la, ela vai revelar parte de cada um deles. Paredes e arbustos barram sua visão, então procure posicioná-las em locais em que a visão seja mais aproveitada.

As Sentinelas Detectoras possuem um alcance um pouquinho maior que as Sentinelas Invisíveis.

Exemplos de posicionamento de Sentinelas


Agora você confere alguns exemplos de posicionamento de Sentinelas baseados em certas estratégias. Note que todas as imagens abaixo se referem ao time Azul, porém é aplicável para o time Vermelho, já que o mapa mantém uma física igual para os dois lados do mapa, independente do time. Neste caso, é só você comparar os lados de forma contrária, como o covil do Barão no lugar do Dragão, por exemplo.

Sentinelas Mecânicas


Existe uma mecânica no jogo que permite conjurar Sentinelas, itens e habilidades além do alcance de conjuração padrão, através de paredes largas, quando o alcance normal for maior que metade da parede e menor que o círculo de conjuração. O jogo entende que tudo o que for conjurado da metade da parede em diante ficará do outro lado e da metade da parede até seu campeão ficará deste lado. É por isso que vemos muitas vezes jogadores errando Flashes por paredes normalmente possíveis de se atravessar, simplesmente por terem colocado a seta do mouse muito longe ou perto demais do local-alvo. Veja abaixo alguns exemplos de posicionamento de Sentinelas usando esta mecânica.

Posicione esta Sentinela para ter visão da saída do rio, sem precisar dar a volta. Desta forma, você evita ser pego caso os inimigos estejam do outro lado. Funciona também na rota inferior.

Coloque esta Sentinela para evitar emboscadas ao fazer o Vermelho.

Coloque esta Sentinela quando quiser ter visão dos campeões na torre. Também pode ser conjurada através do outro lado, no caso de estar avançando a rota.

Coloque esta Sentinela caso haja inimigos dentro do arbusto quando já estiver lutando contra o Barão ou o Dragão.

Esta Sentinela é útil quando estiver destruindo a Torre ou quando for necessário um pouco mais de visão defensiva (neste caso, quem arrisca entrar no arbusto?)

Esta Sentinela normalmente é útil quando você achar que os inimigos vão invadir a Selva aliada e você quer ter noção disso. Ou quando estiver na rota inferior e for arriscado chegar até o outro lado.


Sentinelas Objetivas


As Sentinelas abaixo normalmente são utilizadas na defesa ou prevenção de roubo de objetivos, como os efeitos positivos Azul e Vermelho ou quando estiver fazendo o Dragão e o Barão.

Sentinela que revela a movimentação do Caçador inimigo ao acumular recursos na Selva ou quando estiver preparando o Dragão (Sentinela única).

Conjunto de Sentinelas que revela toda a movimentação da Selva oeste inimiga, ideal para quando estiver preparando o Barão. De quebra revela o Vermelho (você também pode posicionar apenas no arbusto à esquerda caso queira revelar apenas ele).

Conjunto de Sentinelas que revela a movimentação inimiga na Selva leste, ideal para quando estiver preparando o Dragão. 

Sentinela única que exibe a movimentação inimiga na Selva leste.

Sentinelas Detectoras


Locais ideais para colocar Sentinelas Detectoras. É claro que você deve analisar partida por partida, mas num ponto de vista geral, estes locais são os que dão maior visão OU por são locais ao qual elas ficam ativas por mais tempo se comparado à outros.

Uma dica: sempre posicione Detectoras mais próximas do lado do seu time, principalmente nos arbustos. Se você colocar elas num ponto próximo ao lado inimigo (os arbustos são largos!), fica mais fácil do inimigo contestar sua visão.

Protege a saída da Selva oeste inimiga.

Protege o rio do Barão. Perceba que apesar da visão ótima, este local é sempre disputado e uma Sentinela aqui pode não durar muito. É efetiva em jogos de níveis baixos.

Protege o rio do Barão (posicionamento seguro).

Protege o rio do Dragão. Assim como a Sentinela do rio do Barão, esta também é bastante disputada, mais ainda que a outra. É efetiva nos níveis mais baixos.

Protege a entrada da Selva leste aliada.
Você também pode colocar Sentinelas Detectoras nos arbustos (triangular e simples) da rota inferior ou superior, dependendo da postura adotada na rota.

Detectoras nos arbustos de ambas as saídas da rota do meio também é uma boa durante algumas tomadas de decisão.

Detectoras nos arbustos dos efeitos positivos Vermelho e Azul também pode ser interessante quando o inimigo está roubando sua Selva constantemente.

Detectando a psicologia: Você pode sair vivo de alguma jogada se estiver sendo perseguido com uma Detectora no inventário. Experimente posicioná-la em algum local que seu inimigo possa ver para ela ganhar alguns segundos extras pra você. Na maioria dos casos, o inimigo vai achar que destruir a Sentinela compensará a perseguição. É mais efetivo quando alcançar você ainda é duvidoso.

Sentinelas por Rotas


Nesta fase do guia, mostrarei todos os pontos possíveis e importantes para posicionar Sentinelas por todo o mapa, dividido por rotas.


A rota superior é uma das primeiras rotas que o caçador inimigo procura emboscar, por ser próxima ao Vermelho. Procure posicionar Sentinelas nos pontos amarelos e fique dentro da área para uma postura mais defensiva, principalmente no início do jogo. Os pontos laranjas são bons locais para se obter visão ao avançar pela rota em busca da primeira torre, enquanto os pontos vermelhos revelam possíveis emboscadas vindas da Selva oeste, durante uma possível destruição da torre interna inimiga.


A rota do meio é a rota que contém o maior número de passagens para emboscadas, então é muito importante que você posicione Sentinelas nos dois lados e permanecer o mais próximo da sua torre, porque uma morte nesta rota não é nada difícil. Além disso, as Sentinelas posicionadas próximo ao rio revelam a maioria das movimentações do caçador inimigo.

Quando estiver sendo pressionado, esteja o mais próximo possível dos pontos amarelos, aonde suas Sentinelas deverão estar posicionadas, e acumule recursos próximo ou sobre a sua Torre. Os pontos laranjas são das Sentinelas normais ou ofensivas, para quando estiver numa fase de rotas normal ou em busca da torre externa inimiga. Os pontos vermelhos são de locais para posicionar Sentinelas quando estiver seguro o bastante para destruir a torre interna inimiga. 


A rota inferior é um pouco mais complicada de ser emboscada, devido ao número de campeões nela, a distância e por estar próxima ao Dragão, o que faz com que seja constantemente visitada por ambos Caçadores da Selva. Mesmo assim (e também por este motivo), é muito importante obter visão das entradas e arbustos, para evitar ser pego de surpresa.

Os pontos amarelos sempre devem estar com Sentinelas, preferencialmente Detectoras. Os pontos laranjas são para posicionar Sentinelas ao pressionar a rota, obrigando a dupla inimiga a acumular recursos sobre a própria torre, ou para destruí-la o mais rápido possível. Os pontos vermelhos são locais para posicionar Sentinelas durante a busca pela torre interna inimiga.

Sentinelas Situacionais


Além do posicionamento por rotas, resolvi também criar uma imagem com todas as Sentinelas que você pode posicionar de acordo com o momento da partida ou da estratégia atual.


Esses são alguns pontos de exemplo que você pode utilizar quando for colocar Sentinelas para garantir o máximo de visão que precisar durante um objetivo ou para prevenir invasões.

O que uma Sentinela não faz

É importante ressaltar que, apesar da visão ser um item importante e, consequentemente, os itens que lhe concedem visão - uma Sentinela, por exemplo - ainda assim é necessário ter noção de que elas, sozinhas, não ganham o jogo.

Pra começo de conversa, você deve constantemente estar comprando Sentinelas, sem aquele papo de que essa função é do Suporte. Nada disso! A Riot alterou a política de número máximo de Sentinelas no inventário e posicionadas por dois motivos: o primeiro, para evitar visão exagerada por parte das equipes; e, segundo, para evitar que esse fardo acabe caindo em um jogador só, como foi com o Suporte em temporadas anteriores.

Sabendo que você também tem a função de garantir visão para sua equipe, saiba que as Sentinelas devem ser posicionadas em locais certos, nos momentos certos e em quantidade certa. Não adianta nada você comprar apenas uma Sentinela Detectora o jogo inteiro ou comprar várias e colocá-las em locais errados. Da mesma foma, não adianta você posicionar milhões de Sentinelas em locais em que não garante visão alguma (como é comum acontecer em níveis mais baixos). Você não tem que mostrar para seu time que está posicionando Sentinelas, você tem que dar visão útil para eles e para você mesmo.

A Sentinela pode até mesmo revelar o posicionamento inimigo, mas no caso de emboscadas, seu aliado pode não estar tão atento assim, o que é problema dele, mas você deve mesmo assim alertá-lo de que um campeão está ausente na rota e até mesmo sinalizá-lo se o vir chegar. Por outro lado, fique sempre atento ao mini-mapa para avistar um possível campeão inimigo chegando próximo a você e jamais culpe seus aliados por um erro seu ou deles.

Pense comigo: você deve sempre alertar seus amigos para ajudá-los, mas sempre estar atento a si mesmo e não depender necessariamente deles para se manter seguro. Isso ajuda a evitar brigas e a maximizar a relação entre os aliados e a visão para o time. Principalmente: se souber onde o campeão inimigo está, procure segui-lo ou usar o sinal de perigo próximo à área em que ele se aproxima.

Uma última informação, porém tão importante quanto as outras:

Se você adquiriu a Pedra ou Rubi da Visão, você está ciente que possui cargas o suficiente para usar. Não pense apenas em utilizar as três ou mais cargas que o item disponibiliza e ficar despreocupado. Aproveite que o item fornece cargas o bastante para sempre reposicionar novas Sentinelas à medida que a estratégia da sua equipe muda, ou até mesmo para ter noção da movimentação futura inimiga de acordo com as informações que seu time possui no momento. Um exemplo prático: posicione Sentinelas próximo ao lado oeste, quando lutas de equipe estão para surgir deste lado ou garanta visão em volta de algum objetivo a ser feito num futuro próximo.

E sempre busque ajudar seu Caçador no abate do Aronguejo. Ele é mais importante do que você imagina.

Conclusão

Chegamos ao fim deste guia. Vale lembrar que é um guia básico, atingindo um pouco a massa intermediária. Mesmo assim, é o primeiro de muitos a envolver o sistema de visão de jogo e interação entre as Sentinelas e os outros itens, campeões ou habilidades. Sendo assim, comente o que você sentiu falta deste guia ou o que espera ver nos próximos, para que eu inclua sua questão nos próximos artigos.

E, se você quer saber qual o melhor momento para trocar os Amuletos, quando e para quem comprar a Pedra da Visão e quando adquirir o Rubi ou qualquer outra informação referente à visão de mapa, fique ligado no site e em nosso Facebook para mais informações dos próximos guias!

Mais uma vez: compartilhe! Tanto o guia quanto o site e o Facebook. Estamos crescendo e precisamos de sua ajuda para irmos mais longe! Obrigado!

Leia também

0 comentários