Melhorando estabilidade em conexões wi-fi

terça-feira, junho 23, 2015


Se você tem problemas de partidas reconectando ao jogar pelo wi-fi e não sabe o que está acontecendo, este mini tutorial foi feito para você!


Muitas pessoas se queixam da queda de conexão ou até mesmo picos de latência alta no League of Legends. Grande parte dessas pessoas utilizam conexão por wi-fi para jogar, mas não sabem que existe uma opção no roteador que tenta ajudar mas na verdade complica e muito a vida de quem mora perto de muitas conexões.

Se você joga usando seu wi-fi e percebe seu ping subir aleatoriamente ou até mesmo acontece da partida ficar constantemente reconectando sem motivo aparente, saiba que o problema pode ser referente a uma configuração do seu roteador.

Os roteadores e outros dispositivos sem fio trabalham com transferência de dados através de faixas de transmissão, também chamados de "canais". Para trocar dados, dois dispositivos devem funcionar num mesmo canal ou faixa de transmissão para que a troca seja efetuada sem perdas. Isso ocorre até mesmo em televisões, em que você coloca no canal 5 para assistir a Globo ou 4 para assistir o SBT.

Por padrão, os roteadores vêm com uma opção automática, ou seja, a faixa de transmissão ou canal escolhido varia de acordo com a frequência com menos interferência de sinal. Isso significa que seu roteador vai constantemente alterar o canal quando detectar que uma frequência está muito "movimentada".

O problema desta opção ativada é que sempre que houver alguma interferência, como ligações em telefones sem fio, outros sinais wi-fi na região ou qualquer dispositivo que trabalhe com a frequência atual, o roteador faz a troca para outro canal e isso faz com que o sinal congele por alguns segundos. Downloads, conexões ativas ou qualquer outra coisa que você esteja utilizando perde a conexão até que a rede volte novamente. O ideal para evitar que isso ocorra é desligando a troca automática e selecionando um valor específico de sinal.

Normalmente, os roteadores disponibilizam treze faixas de canais para que seus dados sejam transmitidos. Dependendo do roteador os valores são exibidos em números que vai de 1 a 13, outros mostram em GHz e alguns mostram até mesmo os dois valores.

Para começar, você primeiramente precisa acessar as configurações do seu roteador através do navegador. Se você não sabe o IP para acessá-lo, abra o Prompt de Comando do Windows e digite o comando ipconfig.

Uma tela vai aparecer com alguns dados da conexão atual do computador. Procure a seção "Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi" (ou qualquer nome que seja parecido a este) e verifique o número que aparece na linha "Gateway Padrão". Veja o exemplo à seguir:


Como vocês podem ver, o endereço do meu roteador é 192.168.1.1. Geralmente seu roteador terá o mesmo número, mas isso não é uma regra.

Digite no seu navegador o endereço encontrado e aguarde aparecer a página de login. Normalmente um pop-up aparecerá pedindo id e senha. Colocar admin nos dois campos costuma funcionar, mas dependendo do aparelho ou provedor, os dados podem ser diferentes.

Pesquise na internet a marca e modelo do seu roteador para saber os valores padrões. Às vezes, a senha são os quatro último digitos do MAC Adress do dispositivo (que fica na parte de baixo do aparelho) ou até mesmo um valor definido pelo provedor da internet (a GVT costuma colocar gvt12345 como senha).

Assim que conseguir fazer o login, procure pela seção de configurações wireless ou configurações wi-fi. Normalmente fica no mesmo lugar onde você pode definir o nome da rede (SSID), aquele ao qual aparece quando você vai conectar pelo seu celular ou notebook.

Ao encontrar o local correto, procure pela opção de canal/channel. Costuma haver duas caixas de seleção, sendo a primeira para escolher entre "automático" e "manual" e a segunda para escolher a frequência.

Altere a primeira caixa para manual e na segunda escolha uma frequência qualquer. Particularmente falando, eu costumo utilizar os últimos valores, mas você pode escolher algum específico para testar. O ideal é ir alternando para aquele ao qual aparenta ser mais estável. Uma vez alterado, jogue uma partida personalizada para ver se há algum pico de latência alta ou reconexões.

Exemplo do roteador da LIVE TIM.

Se uma frequência estiver dando interferência de sinal, troque. Caso esteja numa boa, você pode deixar como está.

Não se preocupe com os outros sinais wi-fi, porque se eles estiverem como automático, dificilmente vão entrar na mesma frequência que você. Se por um acaso seu vizinho ou empresa próxima definiu um canal manual, como eu disse, é só ir alterando conforme perceber que o sinal ficou estável.

Depois de tudo ajustado, aplique as mudanças e feche a janela. O roteador irá fazer uma breve pausa no sinal sem fio e depois voltará já na nova frequência. Não é necessário reiniciar nada.

Lembrando que pode haver vários outros motivos interferindo no sinal e esta solução não resolve todos eles. Por outro lado, boa parte dos jogadores que enfrentam dificuldades ao jogar via wi-fi podem considerar esta como uma solução provavelmente funcional para o problema.

Deixem suas possíveis dúvidas abaixo e não esqueçam de compartilhar este mini tutorial com seus amigos que estão enfrentando o problema.

Leia também

0 comentários