O quanto partidas normais pode atrasar seu desempenho

segunda-feira, junho 15, 2015


Você pode jogar e subir ranqueadas ou apenas cair com jogadores aleatórios em partidas que não mudarão em nada sua carreira competitiva. Qual a sua escolha?


Introdução


A fila de partidas normais geralmente é utilizada para jogar com amigos, se divertir, testar campeões ou até mesmo melhorar a mecânica com algum campeão ou estratégica específica.

Por mais que seja uma fila interessante para a maioria das ocasiões, ela atrapalha um pouco sua jogabilidade pelo fato de ser algo bem aleatório, que de forma alguma se assemelha com o que vemos em filas ranqueada solo ou campeonatos.

Além disso, muitos jogadores não seguem o metajogo padrão atual, além do MMR da fila acabar fazendo com que jogadores de diferentes divisões ranqueadas caiam de forma aleatória na partida.

O metajogo aleatório


Em partidas normais podemos ver de tudo. Escolhas diferentes (Brand suporte, Ahri atiradora, Yasuo caçador), composições diferentes (rota dupla no topo sem caçador, dois carregadores de PdH na rota inferior), todos no meio, etc.

Nenhuma dessas escolhas é feita exclusivamente em partidas normais, mas é nessa fila que vemos mais coisas sem sentido ou ações que não seguem o metajogo atual.

A influência do MMR


Cada fila possui um MMR único para definir os jogadores de cada equipe. O MMR, de forma resumida, é um calculo oculto da Riot Games que define o nível de um jogador naquela fila específica. Jogadores numa mesma divisão ranqueada podem ter MMR próximos, mas diferentes. Em filas normais, no entanto, o MMR é diferente da fila ranqueada, por isso é normal você jogar com ou contra jogadores de divisões mais baixas ou mais elevadas que a sua, pois não tem qualquer assimilação com o MMR da fila ranqueada.

Enquanto a aproximação de MMR em filas ranqueadas se deve para a divisão do jogador, podemos dizer que em partidas normais a aproximação se deve pelo número de vitórias. Um jogador pode muito bem ter cerca de 200 vitórias normais sendo Diamante, enquanto pode haver um jogador com 2000 vitórias sendo Prata.

Por outro lado, o jogador com mais vitórias tem mais chances de encontrar jogadores mais experientes em partidas normais que o de menor número, porque numa média geral, jogadores com muitas vitórias costumam ter um bom nível ranqueado (com exceção de casos como o Prata que usamos com o exemplo).

Jogadores com 2000 vitórias tiveram, no mínimo, 2000 jogos normais, isso sem somar as derrotas. Acaba sendo, no mínimo, um número de vitórias que garante experiência e nível de mecânica considerável para o jogador.

Com isso, já temos um dos motivos aos quais as partidas chegam a ser desbalanceadas. Como o MMR ranqueado não influi de forma alguma no MMR normal, você pode muito bem cair com ou contra jogadores de diferentes divisões ranqueadas.

Partidas normais versus partidas ranqueadas


Numa visão ampla, partidas ranqueadas estão aí para classificar os jogadores no servidor. Se você joga ranqueada, seu maior objetivo é vencer para subir.

Em partidas normais, existem inúmeros motivos para alguém querer jogar, até mesmo se você não consegue vencer ranqueadas sozinho. Aliás, este é um dos casos que faz com que partidas normais sejam mais aleatórias o possível.

Normalmente jogadores que não conseguem subir em ranqueadas preferem jogar partidas normais. O estresse é menor, portanto o jogador se sente mais livre para jogar do que quer e como quer.

Dito isso, partidas normais sempre serão mais loucas que partidas ranqueadas porque as pessoas nem sempre levam a partida à sério, focando apenas na diversão.

Você pode até ganhar de jogadores de níveis ranqueados mais elevados, mas isso não quer dizer que você está apto a enfrentar jogadores do mesmo nível que o dele. Jogadores Diamante acima, numa média, jogam partidas normais para treinar campeões ou se divertir com amigos, jamais calcule o nível de um jogador por uma partida normal.

Além disso, partidas ranqueadas acaba fazendo com que você pense melhor em como jogar em time, abrindo sua mente para incorporar em seu modo de pensar como funcionam não só seu campeão, mas também o mapa, aliados e oponentes. Controle de objetivos, controle de tempo dos monstros, itens, feitiços, etc. Há muita coisa que apenas jogando competitivo você acaba achando necessário trabalhar.

O resultado da partida normal é irrelevante


Muitos jogadores acham irrelevante o resultado de uma partida normal. Quanto maior sua classificação ranqueada, menor é sua preocupação quanto a uma possível derrota normal.

Jogadores mais habilidosos entendem que não há nenhuma perda significativa ao não vencer partidas normais, afinal o importante mesmo são os pontos de liga recebidos em partidas ranqueadas.

Muitos jogadores preferem "tryhardar" (jogar de forma excessivamente competitiva ou forçada) mesmo em partidas normais, enquanto outros não se importam tanto e preferem jogar com campeões aleatórios ou treinar um certo tipo de mecânica.

É bem complicado avaliar a qualidade de cada jogador pelo seu desempenho em jogos normais. Então você nunca pode se achar melhor ou pior que um jogador pelo o que houve numa partida, porque há inúmeras variáveis para definir os resultados.

Finalizando


Há diversos outros fatores além dos citados neste artigo que pode atrasar seu desempenho.

Num geral, as partidas normais são muito menos produtivas competitivamente que as filas principais, então o conhecimento que você recebe nelas acaba sendo bem baixo comparado relativamente.

Por mais que você tenha chances de jogar contra jogadores melhores, estes acabam por não se dedicar o quanto se dedicariam às ranqueadas, o que torna sua experiência bem nublada.

O ideal é sempre jogar partidas ranqueadas, de preferência com equipes. Crie seu time e mande ver em Twisted Treeline ou Summoner's Rift. Vale mais você aprender a jogar em grupo do que acabar recebendo o espírito de "SoloQ" - como costumam chamar jogadores que jogam de forma insana e individual. Mas nada tão grave, desde que você tenha em mente qual o foco pessoal para evolução.

Se você tiver alguma opinião fora o que foi escrito no artigo, comente abaixo. Gostaria de saber as críticas dos leitores sobre o assunto, mesmo que seja contrária ao escrito aqui! :)

Leia também

0 comentários