Mecânicas que fazem você entregar o jogo

sábado, outubro 18, 2014


Usar Flash pra causar mais dano? Confira algumas mecânicas que jogadores insistem em fazer mesmo sabendo que vai dar errado.


Introdução

Uma grande parcela dos jogadores têm o costume de agir por impulso, agindo cedo ou tarde demais diante das situações do jogo e entregando a vantagem por questões bobas.

League é um jogo totalmente baseado em números e qualquer ação que você faça dentro do jogo vai resultar em alguma coisa que pode beneficiar ou não seu time. O que muita gente não acredita, afinal, acham que o jogo se resume a matar ou morrer, mas vai muito mais além disso. O tempo, principalmente, é um bem que também pode te prejudicar. Uma atitude errada vai atrasar e muito as chances de vitória e você vai ter que correr contra ele para que consiga reverter a situação.

Confira algumas mecânicas comuns durante as partidas em que vocês podem pensar um pouco mais antes de sair por aí distribuindo vantagens.

Matar e morrer

Muita gente acha que morrer por um abate significa vantagem. Dependendo da ocasião, pode até ser, mas no geral você está simplesmente entregando ouro ao inimigo, enquanto você podia simplesmente encontrar meios de sair na frente.

O jogo dispõe de vários meios além dos abates de campeões para conseguir ouro: tropas, monstros, torres, entre outros. Se você estiver na frente de abates de tropas, geralmente você ainda manterá vantagem mesmo que o inimigo tenha mais abates que você. Não faz sentido entregar sua vida apenas para matar seu oponente, ainda mais se ele garantir o First Blood sobre você.

É claro que se acontecer dos dois morrerem, pode ser uma ocasião à parte. Mas normalmente vemos pessoas precipitadas ao enfrentar seu oponente da rota.

Ao decorrer do jogo, conforme você garante abates consecutivos (Killing Spree), isso pode se tornar um problema maior, porque o ouro bônus que o seu batedor vai receber prejudicará e muito seu time.

Usar feitiços de invocador para garantir abates

Quantas vezes você já presenciou alguém dar o "último hit" usando o Incendiar? Mesmo que o alvo já estivesse morto, muitas pessoas preferem partir para o que elas chamam de seguro, gastando um feitiço importantíssimo para retirar 10 de vida do alvo, o que uma tropa sozinha poderia fazer.

Em outros casos, normalmente quando seu caçador embosca, vemos o jogador usando Flash para garantir o abate, como um meio de não deixar esse presente para o outro jogador. Só por estarem recebendo ouro, é uma coisa ótima para sua equipe. Gastar feitiços de forma dispensável só estará entregando vantagem para o outro time.

Pense por outro lado: seus feitiços são importantes, mais ainda quando seu desempenho é impactante na partida. Às vezes, um feitiço aparentemente inofensivo pode virar o rumo de uma partida e usá-lo de forma desnecessária só fará com que seu time perca vantagem num futuro confronto.

Você tem total mérito para usar feitiços quando for para abater campeões decisivos do time inimigo, que acabará sendo uma importante atitude para que sua equipe continue avançando. Mas analise bem antes de agir.

Usar Ultimate ou feitiços mesmo sabendo que vai morrer

Por que diabos alguém gastaria algo importante para tentar evitar o inevitável? Constantemente vejo pessoas usando Flash de ataques do oponente, quando o Incendiar inimigo por si só já iria matá-lo. A dúvida é: você só queria negar mais dano ou achava que sobreviveria?

Algumas vezes, até é possível se safar se usado a tempo, mas não é o que acontece. O jogador muitas vezes prefere por segurar uma habilidade ou feitiço para mantê-la disponível e no fim acaba morrendo sem nem usá-la, ou na tentativa de usar de forma desesperada.



Várias vezes vejo jogadores que são emboscados por três ou mais campeões inimigos e evitam ao máximo usar Flash, aí gastam Curar, Ultimate, qualquer outra habilidade para no fim usar o que já deveria ter usado, mas já é tarde demais e no fim acabou entregando um zilhão de vantagens para o outro time.

Seu primeiro pensamento nessas ocasiões seria: o que eu estava fazendo lá? Se você não consegue se virar em situações de aperto, ao menos tente não entrar nelas. Mantenha sempre o posicionamento!

Dar "fairplay" porque o jogo está ganho

Isso ocorre em quase todos os jogos. Já participei de muitos times em que desde o primeiro minuto tínhamos a vantagem mas que depois, inexplicavelmente, a equipe inimiga virava e vencia o jogo.

Existem diversas atitudes que cria uma bola de neve da destruição, um entregando o jogo aqui, outro ali...

Até o Nexus ser derrubado, ainda há jogo para todo lado. Jamais pense que o jogo está ganho só porque você está 10/0, porque eu já cansei de perder partidas começando assim e terminando bem pior, talvez por uma jogada errada aqui ou ali ou devido a falta de trabalho em equipe.

Independente da liga que você esteja, sempre existe aquele(s) jogador(es) que se mantém mal posicionados durante as lutas, morrem sem motivos, andam sozinho pelo mapa e nunca aparece em luta alguma para ajudar a equipe. Principalmente quando o jogo parece estar em suas mãos: parece que eles gostam de entregar um pouquinho para que a disputa fique mais acirrada, sem necessidade alguma.

Eu tenho um pensamento de que independente do jogador não colaborar numa luta, ao menos ele deve estar conseguindo vantagem em algum outro lugar. Afinal, por que o time inteiro estava preparado para lutar e ele não se juntou a eles? Por outro lado, os jogadores devem ao menos avisá-lo de uma possível luta antes de julgar, pois se estavam em desvantagem numérica, não deveriam nem ter entrado no confronto.

Sem citar aqueles jogadores que levam a questão de "acumular recursos" muito à sério. Eles passam o jogo inteiro abatendo monstros e tropas, mesmo que o time inimigo esteja destruindo seu inibidor.

Combater dano com... dano

O que costumo ver em pelo menos dois a cada cinco jogos é um jogador que está perdendo sua rota e para combater isso ele tenta fazer mais dano que o oponente. Acontece que, se você está perdendo, seja em tropas ou abates, é óbvio que o inimigo tem uma quantidade maior de ouro comparado a você.

Numa situação onde o inimigo está construindo dano, você jamais terá mais dano que ele até porque você não tem ouro pra isso. Eu recomendaria fazer dano caso houvesse alguma forma de evitar receber dano mas, como aparentemente não é o caso de muitos - afinal, estão perdendo - construir itens defensivos sempre será a melhor opção.

Alguns campeões conseguem manter bons números de ataque mesmo construindo itens defensivos. Nestes casos, você ainda estará na vantagem mesmo estando atrás no ouro e, aos poucos, conseguirá se manter na rota ao mesmo tempo em que consegue se virar melhor nas trocas até que possa abater o alvo e reverter completamente a situação.

Tudo ou nada pelo First Blood

All-in, como chamamos a tática de usar tudo pra ver no que dá, costumamos ver acontecer muito em diversas situações do jogo, principalmente no início. Seja trocas nas rotas solo ou trocas na rota inferior quando um lado consegue o nível 2 primeiro. Sem contar quando o caçador aparece numa rota e acham que buscar o alvo debaixo de sua torre é uma boa opção.

Uma troca all-in tem tudo para dar certo, mas também tudo para dar errado. Chega a ser pior se a composição inimiga é mais forte que a sua no início e depender da falha deles não é nenhuma garantia.

Buscar alvos sobre a torre inimiga

Quanto mais cedo o jogo estiver, pior a situação vai ficar. Eu acho que não preciso comentar muito sobre o caso, apenas deixarei um vídeo abaixo para reflexão.


Um minuto de silêncio.

Construir sempre os mesmos itens em todos os jogos

Muita gente costuma construir um padrão de itens independente do personagem que está jogando por achar que aquele personagem funciona apenas com os mesmos itens. É verdade que alguns campeões se beneficiam mais com itens específicos mas não significa que você deve ou precisa fazer os mesmos itens sempre. Até mesmo no caso dos atiradores, que costumam fazer Véu da Banshee como item defensivo. Se há um Zed no time inimigo, uma Cimitarra Mercurial costuma ser mais recomendada por remover o efeito negativo da Marca Fatal (R). Cada situação deve ser avaliada de acordo com os oponentes que você vai enfrentar e o que eles podem causar em você.

Escolher sempre a mesma composição em filas de equipes ranqueadas

Esta falha é comum de acontecer em muitas equipes ranqueadas que estão começando, seja em Twisted Treeline ou Summoner's Rift.

Seu time se dar muito bem com uma combinação de campeões é muito legal, mas isso não significa que em todos os jogos vocês vão vencer se continuar usando os mesmos campeões, mesmo se já estejam vencendo há várias partidas consecutivas.

A verdade é que não existe uma combinação perfeita em League. Tudo vai depender do que cada campeão pode oferecer em conjunto e como eles vão se sobressair contra a composição inimiga. Não significa que a combinação da sua equipe não funcione, só que todas as composições são situacionais.

A ideia é sempre montar uma composição onde os campeões se comuniquem de alguma forma, até mesmo se parecer favorável ao enfrentar a composição inimiga.

Em vez de seguir um padrão único, experimente criar combinações que estejam mais próximas da zona de conforto de cada jogador do time. Desta forma, vocês terão um leque maior de opções ao mesmo tempo que conseguem dar o melhor de cada um em conjunto.

Escolher campeões porque sites recomendam

Jamais busque em sites qual campeão escolher contra um campeão específico. Um campeão pode contra-atacar outro por uma vantagem ou outra, não significando que você vai sair destruindo tudo apenas porque o site citou que é um counter.

Você pode se basear em informações apresentadas por eles para achar uma opção que mais te favoreça, mas jamais escolher um campeão que você não domina apenas porque é recomendado.

Morrer por um aliado

A menos que você seja um suporte e sua morte salve a pele de um aliado, morrer para salvar alguém é totalmente incompreensível. Mais que isso: morrer junto com o aliado apenas para que ele não diga que você não o acompanhou.


Se você está em Killing Spree ou é importante para sua equipe, você não deve jamais morrer apenas porque alguém fez algo de errado. Não se sinta na obrigação de corrigir a falha dos aliados, a menos que isso garanta vantagem para seu time ou salve um jogador mais importante que você.

Avançar achando que seu time está acompanhando

"Achei que você estivesse vindo" é uma das poucas frases ainda inofensivas que dizem quando algo assim acontece.

Alguém que joga sem olhar o mini-mapa jamais deve avançar objetivos sem antes ter a certeza que seu time está o acompanhando para auxiliar em alguma coisa. Mesmo em níveis mais altos alguém ainda age dessa forma sem perceber, tudo porque não se atentou ao que está acontecendo ao redor. Dizer também "seu oponente veio e você não" não é justo, porque um erro não justifica o outro.

NÃO SINALIZAR DESAPARECIMENTO DO INIMIGO

Muita gente ainda tem mania de sinalizar o desaparecimento de um inimigo (mia) apenas quando tem certeza de que ele foi para algum local que prejudique seu time. A função literal deste alerta é justamente pra avisar que o inimigo sumiu, independente pra onde ele foi.

NÃO ACOMPANHOU POR ACHAR QUE O ALIADO IA DAR CONTA

Outra coisa que confesso que é irritante quando acontece: solicitar ajuda para um aliado e ele não vir. Até aí tudo bem, mas a situação se torna ainda pior quando ele diz que não foi por achar que você daria conta. Independente das circunstâncias, se um aliado solicita ajuda ou quando você nota que ele precisa, ajude-o. Não espere na dúvida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muitas coisas que eu comentei aqui tem menos chances de ocorrer nas ligas superiores, mas ainda assim acontecem. É interessante abordar essas situações para que as pessoas reflitam sobre si mesmas e melhorem cada vez mais suas atuações.

Se você considera alguma mecânica interessante que eu não comentei, sinta-se livre para nos dizer através dos comentários. Vamos ajudar os jogadores de League!

Leia também

0 comentários