Maneiras práticas de evitar o estresse em partidas

terça-feira, junho 16, 2015


Já falamos bastante sobre toxidade e o quanto isso aumenta o estresse nos jogadores. Ficar frustrado por alguma coisa dentro ou fora do jogo pode diminuir seu desempenho a cada partida e isso não prejudica só o ambiente do jogo como também seu humor.

Há algumas maneiras práticas e rápidas para se evitar o estresse nas partidas, mesmo quando as coisas não vão muito bem.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que seu psicológico e humor influi e muito nas suas ações dentro do jogo. Evite pegar pesado ou levar pro lado pessoal qualquer ofensa ou jogada do seu time ou oponente, porque isso só vai piorar as coisas.

Se você conseguir segurar um pouco as pontas, começará a ter controle sobre si mesmo e evitar estresse facilmente.

Como sempre, se houver um jogador perturbando muito, existem alguns meios de parar completamente a investida dele.

Medidas práticas de evitar estresse


Quando um jogador começa a se irritar dentro do jogo


- Tente convencer o jogador de como se faz certo, sem dizer que ele está errado

Parece contraditório, mas é a verdade. Apontar o dedo para um jogador sem ter uma solução é errado e é nisto que o título aposta.

Se um jogador estiver começando a se irritar por algo dentro do jogo e tentar passar isso para o time, procure ajudá-lo com suas dificuldades, mesmo que só com palavras. Por mais que você não tenha uma solução imediata, ajudar com ideias para que se diminua a ação negativa alivia e muito a pressão psicológica.

- Não leve nada pro lado pessoal

Muitos jogadores preferem não receber ajuda por orgulho mesmo que você tente ajudar humildemente. O jogador, muito provavelmente, ainda te atacará verbalmente.

Retrucar as palavras é a pior coisa que você pode fazer. O melhor nessas ocasiões é relevar o que foi dito e tentar de outra forma.

Artigo sugerido - O quanto o psicológico pode afetar sua partida

Veja esse tipo de jogador como normalmente dizem acontecer em relacionamentos. Mesmo que a mulher esteja errada, recomendam não tocar neste ponto e deve-se evitar palavras como "acalme-se" ou "não é bem como você pensa".

Mesmo que sua mãe tenha sido xingada, não vale a pena tentar xingar de volta. Nenhum dos dois ganharão nada com isso e se você mostrar que está ofendido só vai aumentar a bola do jogador.

- Silencie o jogador

Se de nada adiantar, o melhor a fazer é silenciar. Não vale a pena tentar uma discussão mais profunda, até porque o foco no jogo será perdido gradativamente.

Com o jogador silenciado, você terá mais concentração no que está acontecendo e poderá transformar isso em benefícios para seu time.

Se você ver que os aliados estiverem respondendo às críticas, solicite que todos eles silenciem o jogador também.

Outra dica - que você deve utilizar como último caso, mas que acaba sendo necessário - é silenciar os jogadores que continuarem respondendo o irritadinho.

Quando o jogador estiver morrendo diversas vezes ou jogando muito mal


- Nunca o culpe pela forma que ele joga

Jogadores têm dias ruins, têm dificuldades momentâneas (seja com o campeão dele ou o adversário), têm incapacidade temporária com alguma composição / estratégica / qualquer outra coisa, etc.

O que torna você um jogador melhor é entender a dificuldade que cada um enfrenta. Muitos jogadores já me disseram "estou jogando League e não fazendo psicologia", o que é bastante irônico. League usa mais da metade do psicológico do jogador, não faz sentido nenhum dizer que isso não influi em nada.

Jamais fale que o jogador é horrível com o campeão, apenas mostre aonde ele está errando e sugira ajustes positivos, evitando invadir o espaço do jogador.

Pessoalmente falando, tenho diversos campeões em que jogo excelentemente bem mas que tem dias que nem eu entendo o que está acontecendo. Pode acontecer com qualquer um.

- Não diga o óbvio, mostre o além


Falar que o cara está morrendo muito ou jogando mal, isso até o cachorro dele deve saber. Críticas vazias não adicionam em nada para o desempenho de ninguém, use palavras construtivas.

Sugira algum item, alguma rotação, qualquer coisa que você acredite que vá melhorar a situação. Se você for um caçador, auxilie a rota para que ela saia um pouco da dificuldade. Normalmente uma ou duas emboscadas com abates favoráveis já é o suficiente para que o jogador volte para o jogo e consiga lidar com os problemas sozinho depois.

- Tome medidas drásticas

Se o jogador continuar errando, procure algumas soluções mais significativas.

Explique a composição, a melhor forma de se jogar com o campeão ou contra o adversário da rota, sugira ficar próximo da torre mesmo que fique muito atrás no abates das tropas e dê motivos que faça com que ele veja sentido no que você está dizendo.

As pessoas são mais propensas a seguir sua opinião quando você demonstra saber do que está falando.

Dependendo da ocasião, você pode até mesmo trocar de rota com o jogador, se caso a outra tiver opções o suficiente para que ele fique mais seguro. Analise bem, até porque não adianta nada trocar de rota para que o jogador morra mais ainda para o outro adversário.

Quando o jogador ameaça desconectar do jogo


Existem duas soluções para este caso. A primeira é entender o motivo e tentar contornar. Como muito provavelmente não vai resolver, deixe o jogador saber que ele tem esta opção.

Normalmente, quando um jogador diz que vai sair ou ficar parado na base, o que muito ocorre é que os outros começam a xingá-lo ou tentam obrigá-lo do contrário e acaba fazendo com que ele acabe decidindo isso mesmo.

Mostre pro jogador que ele tem a escolha de fazer o que quer na partida, afinal é uma partida aonde ele tem total controle do seu campeão.

É muito melhor um jogador a menos no time do que ouro a mais para a equipe inimiga e aliados desmotivados.

Mostre para seu time que é possível jogar sem ele, mesmo que sejam derrotados.

Vale a pena perder com dignidade do que dar gosto para quem não se importa com o trabalho em equipe. Cansei de ganhar partidas em que o jogador que ficou ocioso acabou contribuindo e muito para o resultado final. Eles não gostam de se sentir inúteis e querem sempre ser notados.

Quando a toxicidade vem de fora


O time inimigo está perturbando seus aliados ou querendo narrar a partida para você? A melhor opção sempre é a de silenciar, mas serei um pouco mais drástico aqui: vá nas configurações do jogo e desative a opção de Chat para todos. Com isso, você evita ler qualquer mensagem que tenha sido enviada com o comando /all, mesmo que sua equipe escreveu.

Essa medida vai diminuir muito a toxicidade e evita até que você mesmo crie situações indesejáveis.

Artigo sugerido - Como a toxicidade pode acabar com uma partida

Experiência própria. Eu desativei o chat para todos recentemente e ainda estou tentando lidar com o fato da minha mensagem não ser enviada. Isso é um pouco chato, porém eu agradeço a função porque logo vejo que o texto que eu pretendia enviar seria irrelevante.

A equipe inimiga e seus aliados não são obrigados a ler o quão incrível foi você ter sobrevivido de uma jogada ou como o adversário é sortudo. Poxa, apenas jogue o jogo, deixe comentários para a tela pós-partida.

Quando você é o causador de problemas


Às vezes, nós mesmos causamos os maiores problemas. Quando for o caso, analise imediatamente a situação, veja no que está errando e, se necessário, peça ajuda para tentar entender ou solucionar o problema. Não seja orgulhoso a ponto de negar seu erro, aprenda com ele.

Artigo sugerido - Mecânicas que fazem você entregar o jogo

Se o problema envolver mecânica, evite rotações perigosas e mantenha o máximo o posicionamento. Mais vale não participar do jogo que participar de forma negativa.

Se for por conta de estresse, silencie geral e mantenha a calma. Se desligue de qualquer coisa que esteja te afetando e na pior das hipóteses termine o jogo e vá descansar.

Normalmente quando não jogamos bem e morremos pra caramba temos um pico de estresse bem alto. Pelo menos eu começo a ficar nervoso quando me sinto incapaz de ficar melhor na partida. Existem diversas formas de melhorar e pra isso é necessário foco e calma. Acompanhe seu time nas jogadas e sempre mantenha o posicionamento para dar seu melhor sem fazer besteira.

Conclusão


Eu poderia dizer que a melhor forma de evitar o estresse é não se estressar, mas seria algo bem óbvio a ponto de todos se perguntarem "por que ninguém faz isso?".

Muita gente se preocupa com o que os outros pensam e sempre querem exibir sua opinião para mostrar que está participando de seja lá o que for, o que é muito errado.

Passar despercebido de discussões desnecessárias libera espaço mental para que você consiga lidar com coisas mais importantes dentro e fora de jogo. Há infinitas possibilidades de evitar o estresse, como ouvir uma música, por exemplo.

Neste artigo quis abordar como evitar o estresse que é passado pelos outros jogadores, ao qual muitos acabam passando, até mesmo eu. O que muda é a quantidade de vezes que você entra no círculo negativo e quantas você tenta aliviar (mesmo que não envolva diretamente você).

Ah, League tem muito de psicologia, mas os problemas não surgiram nele. Enquanto você não pode mudar sua personalidade, ao menos pode tentar fazer a diferença.

Deixe seus comentários referente ao assunto, é de suma importância que alonguemos esta discussão para que cada vez mais melhoremos nossos comportamentos.

Desafio: Comente alguma situação que já ocorreu com você dentro do jogo envolvendo algum tópico citado neste artigo. Você não vai ganhar nada além de algumas possíveis respostas, mas será de grande utilidade.

Quero saber como vocês lidam com os problemas do jogo e a forma que eles costumam ocorrer.

Valendo!

Leia também

0 comentários