Jogadores habilidosamente tóxicos
quinta-feira, maio 21, 2015Você costuma dizer aos seus aliados que é melhor do que eles? Diz que fez sua parte ou tentou apontar o erros deles de forma em que só você saísse como o melhor? Pois bem, então quero dizer que você é tão tóxico quanto a maioria dos jogadores que destroem partidas.
Introdução
A toxicidade é um mal que não tem endereço ou nome. Ela acontece em qualquer lugar e de várias formas possíveis. Não pense que ser tóxico é xingar seu aliado. Na verdade, isso é gerar raiva. Ser tóxico é o que a palavra exatamente diz: ser um mal para sua equipe.
Se você é um jogador bom, você vai auxiliar seu time. Se você é um jogador habilidoso, você sabe jogar bem. Existe uma diferença entre essas duas sentenças. Um jogador pode ser monstruosamente habilidoso, mas seu egoísmo, arrogância ou falta de humildade talvez faça com que ele jogue tão mal - intencionalmente ou não - apenas porque ele acha que a equipe não vai vencer sem ele.
A equipe não depende especificamente de você
O primeiro erro que jogadores habilidosos acham é que a equipe depende inteiramente dele. Vejamos, se você conseguiu quase todos os abates do time, são abates que poderiam ser de outros integrantes do time. Se você morreu algumas vezes, são quantias de ouro que você entregou ao time inimigo. Esses números alteram o rumo da partida, decide quem está na frente ou não. A partir do momento que seu campeão interfere no que diz esses números, você já está participando do resultado final deles. Se você desistir na metade de uma partida, você estará sendo tóxico e, basicamente, trollando o jogo. Você fez alterações nos resultados, a melhor coisa é continuar até o fim. Ou, no pior das hipóteses, se você começar a jogar mal intencionalmente, você estaria mais uma vez alterando os números à favor da equipe inimiga, o que ainda te torna um jogador mal-intencionado.
Sua equipe depende de você como integrante, mais ainda quando você mexe no resultado. Mas, por outro lado, se por acaso você nem conectou ao jogo, sua equipe poderia ter alguma vantagem pela quantidade menor de ouro que a equipe inimiga poderia conseguir. E se neste caso sua equipe usasse o máximo da composição escolhida, a vitória teria sua chance. Dito isso, seu time depende de você, mas não especificamente de você.
Sua habilidade não salva partidas
Você pode ser melhor que os outros quatro jogadores juntos, mas dificilmente conseguirá carregar todos eles com sua arrogância. Você pode não aceitar, mas uma partida em League é formada por cinco jogadores em cada equipe. Mesmo que você não dependa diretamente de cada um para fazer seu melhor, você ainda assim depende deles para obter um resultado favorável no fim do jogo. Ser arrogante não vai te fazer ganhar, só vai piorar a situação. Os jogadores vão evitar ajudá-lo apenas porque acha que você não merece, então vai diminuir e muito o que você poderá fazer na partida. De nada adianta ter habilidade se não for capaz de ganhar todas as jogadas sozinho. Se houve dedo de algum aliado, você recebeu ajuda, e vice-versa.
Se você for um atirador, o que será de você caso o tanque do seu time se recuse a fazer a linha de frente? Ou se seu suporte recusar a te defender? Você pode até fazer muitas coisas, mas se a equipe inimiga for esperta, pode aproveitar dessa chance para levar o jogo. E mesmo que você se esforce, não tente culpar um aliado pela sua falta de posicionamento. Você poderia fazer Penta Kill ou sair vivo caso seu aliado ativasse uma habilidade no momento em que você imaginou que ele utilizasse, mas ele não é você e não pensa como você, então respeite a forma como ele joga.
Se você tem habilidade, veja isso como um ponto positivo para sua equipe, não para você. Sua equipe pode perceber o quão bom você é e começar a adaptar suas jogadas para que seu potencial surta um efeito mais impactante. Se você é arrogante ou se diz melhor, você estará destruindo o que torna o jogo efetivo: o trabalho em equipe.
Trabalhar em equipe os torna mais fortes
O trabalho em equipe é uma das coisas que rodeia qualquer partida de League. Vemos diversos jogos que já estavam remando à vitória sendo destruídos rapidamente porque um jogador deixou de cooperar ou a equipe começou a brigar entre eles por alguma coisa irrelevante, como um Azul não deixado ou um abate pego em segurança. Isso quando não levam a discussão para o time inimigo, parecendo até que querem uma opinião de fora ou acham que estão em algum tipo de tribunal.
Se você não joga como equipe, você já está destruindo uma porcentagem absurda de possíveis vitórias que você poderia adquirir. Você é um só e sua equipe inteira são cinco. Seria egoísmo querer que os outros quatro mudem por você, e não o contrário.
Seus aliados têm suas próprias mecânicas
O que mais vejo são jogadores que se dizem melhores e que quer ditar o rumo de todas as partidas. Eles avançam sozinhos, morrem, depois dizem que o time não acompanhou a jogada. Se você é mecanicamente melhor que seus aliados, não os culpem por serem "inferiores". As aspas servem para tentar mostrar que você pode ter razão, mas seus aliados ainda assim não têm culpa. Se um caçador não quer fazer o Dragão cedo, mas acaba por efetivar todas as emboscadas? Se um jogador da rota do topo não prefere jogar com Teleportar, mas acaba com todas as torres? Se o seu jogador do meio não ajuda o caçador em emboscadas, mas consegue neutralizar todos os alvos? Você precisa de jogadores que seguem um padrão mecânico com o que você viu em campeonatos ou você precisa vencer o jogo?
Deixe que seus aliados vençam do jeito que eles sabem vencer. Se você tentar mudar a forma como eles jogam, pode diminuir o potencial de cada um deles. Cada jogador pode ser bom em algo específico, não necessariamente será bom em todas as coisas que uma rota ou um campeão proporciona. E se você fez jogadas sozinho e só depois notou que ninguém seguiu você, a culpa é sua e isso é um defeito extra que você pode notar.
Você não é melhor que eles
Você pode ser melhor em conseguir abates ou em posicionamento, mas seu aliado pode ser melhor em abater o maior número de tropas ou saber onde os inimigos estão. Cada jogador tem uma habilidade melhor em League e assim como eles você também tem seus defeitos. Não seja arrogante ao ponto de querer apontar os erros dos outros, pois se isso acontecer você deve ouvir e aceitar o que falarem de você.
Acredite, se você for um jogador excelente, claramente não precisará mostrar isso a ninguém. Você provavelmente subirá tão rápido que talvez não terá nem tempo de discutir com ninguém e focará apenas em seu jogo. Em pouco tempo alcançará Diamante e até mesmo Mestre, visando o Desafiante. Mas... se caso você está com dificuldades para fazer isso, provavelmente sua arrogância não está deixando enxergar seus próprios erros e seria melhor repensar suas atitudes!
Um ótimo jogador apenas joga, focando mecanicamente. Se você deixa qualquer outra coisa afetar o modo do seu jogo, você não está jogando bem. Desculpas como "é só um jogo" ou "estou aqui só para se divertir" não significa nada. Realmente é só um jogo, mas o jogo possui regras e você deve segui-las. Entre elas, uma das que mais gosto diz "não se divirta às custas dos outros jogadores". A ideia do jogo é se divertir de modo que não interfira na diversão do seu aliado, seja qual for a forma que ele use para se divertir (desde que, claro, não esteja interferindo na diversão de ninguém).
0 comentários