Campeão revelado: Ekko, o rapaz que estilhaçou o tempo

quinta-feira, maio 14, 2015


"Ekko é um poderoso assassino de confrontos isolados que é excepcional em lutas extensas, usando sua mobilidade e controle de grupo para causar lentidão e atordoar inimigos enquanto acaba com seus alvos. Caso comece a perder uma luta, o rapaz brilhante de Zaun pode voltar o tempo um pouco e tentar novamente."
- do artigo oficial.


Introdução


Quando olhei a descrição das habilidades pela primeira vez eu pensei: "caracas, uma nova Riven". Não que ele seja tão op quanto ela, mas a versatilidade do campeão é tanta que me fez lembrar da campeã. Bem, isso até eu descobrir que ele escala com Poder de Habilidade. Seria então uma Riven AP?

Habilidades


 Ressonância Revo-Z (Passiva)


Os feitiços de dano e ataques de Ekko acumulam cargas de Ressonância em seus inimigos. Todo terceiro ataque contra o mesmo alvo ativa a passiva de Ekko, causando bônus de dano e lentidão aos seus inimigos. Caso ative sua passiva em um Campeão inimigo, Ekko também recebe um forte bônus de velocidade de movimento.

Sua passiva é similar a duas mecânicas já existentes: Passiva da Diana e passiva do (W) do Gnar. Você causa dano extra a cada terceiro ataque e ainda ganha um bônus de velocidade se for o alvo for campeão e lentidão em todo mundo. Como suas habilidades também participam, o Giratempo (Q) facilita seu trabalho, adicionando um acúmulo em todos os alvos atingidos pela habilidade.

 Giratempo (Q)


Ekko arremessa um dispositivo na direção alvo, causando dano em todos os inimigos no trajeto. Quando chega na distância máxima ou atinge um Campeão inimigo, o dispositivo expande, criando um campo que causa lentidão a todos os inimigos e unidades neutras. Depois de um momento, o dispositivo se contrai e volta a Ekko, causando dano extra a todos inimigos no trajeto.

Seu funcionamento é parecido com o Bumerangue do Gnar. A diferença entre as duas habilidades é que esta causa dano em todos os alvos na ida, lentidão durante a pausa e dano em todos os alvos na volta, mesmo os que já foram atingidos na primeira vez. Isso aumenta a eficácia ao limpar tropas e te ajuda em fugas devido a lentidão.

 Convergência Paralela (W)


Passiva: Os ataques básicos de Ekko causam dano bônus a alvos com pouca vida.
Ativa: Ekko abre uma fenda temporal, criando uma cópia sua de realidade alternativa que arremessa um dispositivo na localização alvo. Depois de um intervalo, o dispositivo expande em uma grande zona de lentidão. Caso Ekko entre na esfera, ela detona, concedendo a ele um escudo e atordoando todos inimigos dentro dela.

Zoneamento é a palavra. Numa perseguição, lance a habilidade num ponto futuro do alvo para que ele evite o local e você consiga alcançá-lo. Em trocas, lance sobre a área para ganhar um escudo e atordoar seu oponente. E caso esteja fugindo, use um pouco à frente para que o alvo recue ou seja atordoado, ao mesmo tempo em que você ganha um escudo para contra-atacar ou continuar correndo.

 Mergulho Fásico (E)


Ekko avança uma distância fixa na direção da área alvo. Uma vez que sua investida inicial termine, o alcance de Ekko é aumentado significantemente para seu próximo ataque básico e surge em seu alvo para causar dano e efeitos ao contato e feitiços.

Essa habilidade é ótima por dois motivos: se você está avançando, você avança duas vezes. Se você estiver recuando, você ganha um impulso.

Ao ativar Mergulho Fásico (E), você se move rapidamente para a direção do cursor, o que pode te ajudar no desvio de habilidades ou apenas para ganhar impulso ao se reposicionar. Você ainda pode clicar sobre uma tropa ou monstro neutro para ganhar mais impulso ainda (devido ao alcance do ataque básico aprimorado), ou voltar no alvo para contra-atacar. O alcance do ataque é tão alto que acredito que dê para atravessar pelo covil do Dragão ao clicar nele (não confirmado).

 Cronoquebra (R)


Ekko volta o tempo, tornando-se brevemente inalvejável e invulnerável antes de reaparecer onde estava segundos atrás. Quando reaparece, Ekko recupera uma porção da vida que perdeu durante aqueles segundos enquanto causa toneladas de dano a todos inimigos próximos.

Confesso que fiquei confuso ao tentar entender o funcionamento da habilidade apenas assistindo o vídeo acima. Mas ficou mais claro após ver alguns jogos no YouTube.

Basicamente, uma cópia do seu campeão é criado no momento em que você adquire a habilidade. A cópia percorre por todo o percurso que seu campeão fizer, mas não imitará nenhuma ação sua. Habilidades e outros tipos de movimentos são indiferentes, porque a cópia mantém a velocidade de movimento fixa e apenas caminha.

Quando você finalmente ativa a habilidade, seu campeão retorna no lugar atual da cópia, causando dano em área. Vale citar que ela não "lembra" de todo o seu trajeto desde o momento da aquisição da Ultimate, apenas dos últimos segundos (até o momento desta postagem, 6).

Os inimigos conseguem ver sua cópia, mas não o trajeto que ela vai percorrer.

Sua cópia desaparece quando a habilidade está em tempo de recarga, ressurgindo segundos antes da Ultimate ficar disponível.

Mecânica do campeão e suas habilidades


Ekko é um campeão ágil, porém muito frágil. Ele chega ao ápice à medida que você consegue encaixar uma combinação perfeita das habilidades, alternando dependendo do momento.


Sua principal habilidade para se reposicionar é o Mergulho Fásico (E). Você pode utilizá-la sempre que precisar desviar de alguma habilidade ou apenas para fuga, tendo a possibilidade de contra-ataque com o alcance aprimorado ou atravessar paredes ao utilizar o ataque em monstros neutros. Caso esteja sob tempo de recarga, você pode sempre utilizar a Ultimate para retornar a um ponto anterior, principalmente se você se expôs demais.

Fase de rotas


Sua passiva é ótima durante trocas devido à lentidão e dano extra, além da velocidade de movimento que você recebe ao estourá-la sobre um alvo campeão. Como habilidades de dano acumulam sua passiva, o Giratempo (Q) acaba sendo uma boa caso você queira limpar rotas rapidamente.

O Giratempo (Q) é sempre útil para incomodar inimigos de longe e você pode reposicionar sua volta ao se mover com Mergulho Fásico (E). Você também pode usá-lo para abater tropas, quando estiver sendo pressionado na rota.

Lutas de equipe


Se você puder imaginar a movimentação futura dos inimigos, você pode manter sua cópia num local estratégico para combinar o dano da Ultimate com o atordoar de Convergência Paralela (W). Você ainda ganha um escudo para ajudá-lo a sair vivo.

Se você for alvo de uma luta, o ideal é começar utilizando Zhonia ao mesmo instante em que ativa Convergência Paralela (W). Isso vai te dar um tempo extra para fugir enquanto os alvos ficam para ser atordoados ou recuam, enquanto sua equipe consegue tempo para reagir.

Durante perseguições, não deixe de ajustar o retorno de Giratempo (Q) com Mergulho Fásico (E). Se você estiver forte o bastante, pode se atirar sobre o alvo com o ataque básico fortalecido e ficar mais avançado que ele para causar mais dano com Giratempo (Q) à medida em que ativa sua passiva com ataques consecutivos.

Sua cópia fica visível para seus inimigos, então tome cuidado porque ela pode entregar sua localização durante fugas. Como ela não imita suas ações, os inimigos só vão descobrir se você pulou sobre paredes se a imagem dela sumir. O que você pode tentar fazer é parar próximo o bastante de um arbusto e logo em seguida entrar nele. Se você for bom o bastante e dependendo da parede em que você fizer isso, o inimigo vai pensar que você atravessou ela com Mergulho Fásico (E). É claro que não é uma coisa que funcione todas as vezes, mas é uma possibilidade.

Outro ponto negativo da sua cópia é que ela é lenta comparada ao que você pode fazer com as habilidades. Se você se atira num alvo com Mergulho Fásico (E), sua cópia vai apenas caminhar até o local, o que pode atrasar uma possível Cronoquebra (R) que você queira utilizar no alvo.

Considerações finais


Ekko é um campeão forte, mas bastante vulnerável se ficar parado. Se você não souber fazer bom uso das habilidades, ficará previsível ao ponto de ser facilmente abatido pelos seus inimigos. O ideal é sempre alternar a combinação das habilidades de acordo com a situação e tentar ao máximo não se expor. Uma Ultimate utilizada para sobreviver é menos dano que você poderia causar.

O campeão já está disponível no ambiente público de testes (PBE). Se você possui uma conta lá não deixe de testá-lo agora mesmo.

O guia foi feito com base na partida em que assisti no YouTube. Confira o gameplay neste link (vídeo do Pawnce).

Veja também como ficou a dublagem do campeão em nosso idioma, neste link (agradeço ao 5Pots pelo envio).

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