As vantagens e desvantagens do Elojob

sábado, maio 09, 2015


Falar sobre Elojob ou Eloboosting (ou manipulação de dados, segundo a Riot), é algo bem polêmico. Pagar por esse tipo de serviço pode não valer tanto a pena. Entenda o porquê.


Entendendo como funciona


O Elojob é como chamamos a transação de venda de vitórias ranqueadas, por assim dizer. Basicamente, você contrata o serviço de uma empresa especializada, que disponibiliza jogadores profissionais capacitados, que jogam em sua conta para ganhar partidas ranqueadas até a divisão que você escolheu. O serviço é pago com antecedência e a empresa fornece um sistema que permite você acompanhar todo o processo.

A ideia surgiu da questão de não haver meios alternativos de ganhar partidas se não por sua própria capacidade. Como não existe qualquer programa malicioso ou meio alternativo ilegal de se obter vantagem (já existiu, mas foi corrigido rapidamente), desenvolveram um método onde jogadores profissionais possam ganhar dinheiro fazendo o serviço pelos outros. Os valores variam, mas dependendo da venda a rentabilidade chega a ser interessante.

A Riot já anunciou que considera a prática ilegal e existem meios que identifiquem os infratores e, no caso de descoberto, ambos os jogadores são banidos (o contratante e o contratado).

No geral, jogadores que adquirem o serviço são aqueles que já tiveram uma classificação maior ou que acham que estão no nível que estão por conta da falha dos outros jogadores. Eu já devo ter citado em algum artigo que isso não é verdade. Se você está no Ouro, é porque você é Ouro. Inclusive já vimos isso em muitos vídeos, como este do Kami.

As vantagens se tornam desvantagens


Eu poderia citar um monte de "vantagens" que costumam colocar sobre a questão, mas ficarei apenas com uma: "Elojob vale a pena porque eu posso pular a toxicidade e voltar para a minha divisão".

Pra quem me acompanha, sabe que eu sempre costumei ter uma disparada de vitórias. Ano passado, por exemplo, terminei a temporada no Platina I, faltando menos de dez pontos para a MD5 para o Diamante. Este ano, porém, eu fiz a pior MD10 que eu poderia fazer. Joguei apenas por jogar, porque queria pular essa pressão, fazendo os dez jogos seguidos sem pausas e com completa afobação, caindo em Ouro II. A estrada foi árdua, mas consegui voltar para o Platina, ficando na divisão III. Acontece que eu acabei me tornando um pouco tóxico (parece até hipocrisia), e agora estou "preso" no Platina V.

Como eu já cheguei no Platina I, eu poderia muito bem pensar como muitos e contratar um profissional para subir até onde eu parei. Sim, porque eu costumava ganhar de muitos Diamantes, e ironicamente hoje eu perco pra Ouro I. Será que os jogadores são mesmo os culpados das minhas derrotas? Talvez não.

O metajogo interfere na sua classificação


Tudo o que vemos no jogo é sempre alterado conforme a Riot lança atualizações e, consequentemente, o metajogo muda. Você pode ser o melhor hoje, mas daqui há algumas modificações nos campeões pode ser que você não jogue tão bem como joga agora. Não importa se você é Platina, Diamante ou até mesmo Desafiante. Se você não entende a pegada, não estuda ou compreende as mudanças, você vai fracassar... e muito.


Eu apoio a ideia de que tudo o que é ruim chega a ser uma boa coisa. Existe um ditado que diz "coisas boas são como conquistas e as coisas ruins são como experiências" - ou algo parecido. Pagar por um serviço como o Elojob seria pular todo o tipo de experiência que você poderia obter, que te deixaria bem mais preparado para o que está por vir, do que simplesmente achar que está preparado.

Se o meta mudou, se o jogo e seus jogadores mudaram, você deve conhecer isso. Caiu de divisão? Beleza. Talvez tenha te faltado algo, não tente esconder que você também errou. Eu já vi partidas onde um só jogador conseguia fazer toda a diferença, positivamente ou não. Não significa que você é obrigado a carregar 100% das partidas sozinho, mas que seu gameplay tem um grande impacto na partida como um todo, isso sim.

Use o que você tem


Se você cai com jogadores tóxicos, aprenda a controlar suas emoções. Se você cai com jogadores que trollam, aprenda a como equilibrar um jogo. Existem diversas maneiras de evitar que um jogador trolle uma partida, muitas delas começando na Seleção de Campeões, que é de onde muitos surgem.

Uma parte dos jogadores que trollam partidas já na Seleção se deve pela frustração de uma recente derrota. Tentar aconselhar positivamente o jogador para que repense suas atitudes, mesmo com um "eu te entendo e estou aqui para lutar junto com você", poderia deixar as coisas melhores. Pode parecer uma das frases mais idiotas do mundo, mas se você agarrar essa ideia sem medo, verá que pode funcionar. Pessoas frustradas se sentem melhores quando são compreendidas, do tipo "oh, ele me entende"; isso não seria diferente aqui.

Entenda que, se você cai de divisão, jamais é culpa dos jogadores. Se a sua internet caiu, ainda assim é culpa sua. Ou se alguém do seu time não conectou, pode ser muito mal mas vocês ainda obtém vantagem. Um jogador desconectado significa ouro a menos que a equipe inimiga poderia receber. Há diversas possibilidades de chegar à vitória, saiba usá-las.


Não contrate serviço algum para chegar ao seu destino. Pensando filosoficamente, seria como "emprestar" sua vida à outra pessoa mais experiente, para terminar alguma coisa. Já assistiram o filme Click, com Adam Sandler? Se não, eu recomendo. A ideia do filme é basicamente o que eu quero apresentar aqui.

O Elojob não inclui práticas de psicologia


Uma das coisas que mais complica numa partida de League of Legends com certeza é o psicológico. Divisões mais baixas é onde vemos isso mais aplicado. Do Diamante acima, normalmente os jogadores focam mais na mecânica em si do que em questões emocionais. Nas divisões baixas, entretanto, o problema real de uma partida gera em torno das discussões e da toxicidade, onde os jogadores ainda enfrentam o problema emocional e psicológico dentro do jogo. Se você participa de qualquer problema envolvendo esse caso, então saiba que você merece estar na divisão que está.

As pessoas têm sentimentos, isso é inegável. Você deve saber controlar seu psicológico para que um jogador tóxico não te deixe com raiva ou chateado. Se cada um focar no seu ambiente, muitos problemas nem existiriam.

A única vantagem real do Elojob é que o jogador contratado recebe


Se você estava em dúvidas em contratar ou não o serviço, vá em frente. Você perderá muita experiência, isso eu garanto. Basicamente, se você não está preparado para estar na divisão que te deixarem, cedo ou tarde você vai cair. Neste caso, será dinheiro perdido.

Não adianta você tentar burlar o sistema, chegando aonde não estava totalmente preparado. Existem questões gerais que você precisa aprender antes de chegar em determinada posição e pular essas questões só vai te atrasar psicológica ou mecanicamente. Pense nisso.


O único que ganha nessa história toda é o jogador que é contratado (e a empresa em que ele trabalha). Ele será pago por fazer algo que ele faz com facilidade, onde muitas vezes um mesmo jogador frustrado não se contenta e volta a contratá-lo. É uma grande vantagem, pelo menos até que ele seja descoberto, como vimos casos anteriores envolvendo o jogador esA e companhia, e outros mais recentes também. Além do mais, esses jogadores ainda acabam adquirindo mais experiência mista, tornando o negócio mais vantajoso pra eles.

Leia também

0 comentários