Guia de Campeão: Gragas

quinta-feira, maio 07, 2015


Nascido na rota do meio, Gragas atualmente é um dos caçadores mais fortes, combinando boa presença com controle de grupo massivo, servindo como um ótimo campeão utilitário para praticamente todas as composições utilizadas hoje em dia.


Gragas, o Badernista
Classe: Mago / Lutador


Habilidades


Happy Hour (Passiva)


Ao usar a habilidade, Gragas bebe e restaura 4% de sua Vida máxima. Este efeito pode ocorrer somente uma vez a cada 8 segundos.

Um dos motivos que faz com que Gragas tenha um sustento excelente é a cura que a passiva proporciona. Com um tempo de recarga relativamente baixo, você só ficará dependente da Mana para se curar, o que não é um problema aqui.

Jogar o Barril (Q)


Gragas rola seu barril até um local. Este pode ser ativado novamente para explodir ou explodirá sozinho após 4 segundos. Inimigos atingidos pela explosão têm sua Velocidade de Movimento reduzida.

O dano cresce conforme a habilidade fica ativa, o que te faz pensar que não é uma habilidade tão boa porque o inimigo não vai ficar tempo o suficiente no local da explosão, mas o importante aqui é o zoning que ela pode gerar. Jogue o Barril num local onde você não quer que o inimigo se aproxime e seja feliz.

Fúria da Bebedeira (W)


Gragas entorna a bebida de seu barril garganta abaixo, canalizando por 1 segundo. Ao terminar, ele fica torpecidamente poderoso, causando mais dano em seu próximo ataque básico e reduzindo o dano recebido.

Por mais que a conjuração seja um pouco demorada, o dano da habilidade é razoavelmente bom e você ainda tem alguns benefícios por utilizá-la, como redução de dano.

Barrigada (E)


Gragas avança em direção a um local e colide com a primeira unidade inimiga que encontrar, causando dano a todas as unidades inimigas próximas e atordoando-as.

Baixo tempo de recarga e um alcance absurdo. O único porém é que o campo de acerto (hitbox) da habilidade é largo demais e você pode acabar esbarrando numa tropa próxima ao alvo.

Barril Explosivo (R)


Gragas arremessa seu barril em um local, causando dano e afastando os inimigos pegos no raio da explosão.

Já foi a época que você explodia alvos com Barril Explosivo. Mesmo assim, ainda é uma ótima habilidade para realocar alvos inimigos. Você pode cancelar qualquer grupo de alvos ou até mesmo trazê-los para sua equipe. Barril Explosivo, se bem utilizado, pode mudar totalmente o rumo de uma luta à favor da sua equipe.

Mecânica do Campeão e das Habilidades


Gragas é um campeão que é muito bom no início do jogo e melhor ainda no fim. Ele escala muito bem e consegue seguir uma linha bem satisfatória, seja focando em dano ou em defesa. Apesar de tudo, atualmente ele se sai melhor sendo um lutador tanque que um mago explosivo, como costumávamos ver na época da Terceira Temporada.

Sua presença no jogo é muito importante e faz todo o diferencial com seu conjunto de habilidades e cada ação desencadeia uma série de reações positivas ou negativas, dependendo de como executadas. Isso é possível devido ao zoning que ele causa com seu Jogar o Barril (Q), por permanecer no local até explodir, além do controle de grupo massivo de suas outras habilidades.

Você pode utilizar o Barril (Q) sempre que precisar evitar que inimigos se aproximem. Use próximo aos objetivos como o Dragão ou na parte externa das Torres. Por mais que os inimigos possam desviar, psicologicamente isso vai atrasá-los por alguns segundos, porque não vão querer receber o dano e lentidão da habilidade.

Se o inimigo estiver alcançando seu atirador, use Barril Explosivo (R) para jogá-lo longe, ou use sua Ultimate para cancelar uma canalização - o alcance é razoável para esse tipo de ação.

Se você for esperto, consegue se salvar de habilidades que causam dano com o tempo, como o Incendiar, caso conjure alguma habilidade para acionar a Passiva.

Com Barrigada (E) você pode se mover muito rapidamente pelo mapa e atravessar paredes. Além do mais, o Atordoar da habilidade funciona no mesmo alvo quantas vezes você utilizar nele, só dependendo do tempo de recarga da habilidade. Quer mais?

Sempre que quiser causar uma certa quantia de dano num alvo, comece usando Barrigada (E), jogue o Barril (Q) e imediatamente conjure a Fúria de Bebedeira (W). Nesse meio tempo o alvo já terá saído do atordoar, então dê um ataque básico fortificado com seu (W) ao mesmo tempo em que reativa a habilidade (Q). Provavelmente você já terá sua Barrigada (E) disponível novamente, então utilize para se reposicionar ou para alcançar o alvo novamente. Use essa combinação quantas vezes achar necessário. Afinal, você é um velho gordo, bêbado e parrudo, não tem porquê temer seus inimigos.


Eficácia dos Itens


Por mais que Gragas se dê melhor construindo itens focados em resistência, ele é bem versátil neste ponto, podendo misturar diversos itens para causar mais dano e ainda assim aguentar porrada um pouquinho.

Para verificar os status atuais de cada item, confira a página de itens (site oficial).


Abraço de Seraph (aprimorado de Cajado de Arcanjo)


Chega a ser um item interessante, porque você vai ter Mana pra caramba pra usar e, no Gragas, mais Mana significa mais controle de grupo. O escudo ainda pode te ajudar a sair vivo caso sua Passiva não seja o suficiente para te salvar e você ainda tem um pouquinho de PdH para causar mais dano.

Por outro lado, este item leva tempo para chegar ao seu ápice, tem um custo comparável com outros itens melhores e seu foco é para campeões que requerem Mana. Ainda assim pode ser viável caso os campeões inimigos não sejam um problema pra você, principalmente se o jogo se estender ao ponto de chegar na casa dos 40 minutos.

Ampulheta de Zhonya


Apesar de ser uma ótima escolha, chega a desperdicar um pouco do potencial do campeão. Se você estiver com problemas, tem a opção de usar Barrigada (E) pra fugir ou Barril Explosivo (R) para afastar os alvos hostis. Usar Zhonya no meio de uma luta, por exemplo, pode ser bem pior porque você vai estar num estado pronto para ser atingido pelos inimigos.

Se você não estiver sendo constantemente focado ou se não houver um Zed no time inimigo, você não precisa desse item. Como um bom Gragas, você provavelmente consegue entrar e sair das lutas sem problemas. Se você ficar tempo demais a ponto de ser explodido, vale a pena repensar em como você está se posicionando do que gastar ouro com um item que apenas vai te deixar alguns segundos a mais vivo.

Resumidamente falando, Zhonya iria apenas atrasar o controle de grupo que você poderia proporcionar para sua equipe e usá-lo apenas para evitar levar o último golpe não compensa a compra.

Anjo Guardião


Não vejo um bom motivo para fazer este item, pelo mesmo motivo do Zhonya. Neste caso é até pior, porque a Passiva demora demais para se recarregar. Se você não for o alvo principal do time inimigo e se o jogo não passou dos 45 minutos, este item é desnecessário.

Armadura de Espinhos


Se a equipe inimiga tiver mais que dois campeões causadores de dano físico, este item chega a ser muito útil para causar pressão nos inimigos. Mas não seja exagerado a ponto de construir ele primeiro, existem outros itens que concedem Armadura que são mais eficazes no começo, como Coração Congelado e Presságio de Randuin, por exemplo.

A menos que o dano físico seja alto demais do outro lado, faça como segundo item de Armadura.

Armadura de Warmorg


Um ótimo item para ter mais Vida. Se você for caçador e aprimorar seu item da Selva para Titã Ardente, ele chega a ser muito melhor. Normalmente é viável quando você já tem as defesas básicas e apenas quer ficar mais tanque, ou quando o dano da equipe inimiga é misto demais e mais Vida aparentar ser uma ótima escolha. A Passiva de regeneração de Vida é muito boa também para quando você fica longos períodos fora da base.

Bastão das Eras


Um belo item para construir o quanto antes se estiver na Rota do Meio. A Passiva do Catalizador da Proteção vai te ajudar a ficar mais tempo na rota e ganhar trocas e o recurso de acúmulo de poder também se encaixa bastante no Gragas pela Vida e Mana adicionais. Em outras rotas, porém, não chega a ser um item que fará diferencial porque existem outros itens melhores, como Cetro Abissal.

Cajado do Vazio


Se você quer explodir alvos, você deve construir este item. A passiva dele vai te ajudar muito a tirar toneladas de Vida com sua Ultimate, e você ainda terá três habilidades para finalizar. Se os inimigos não tiverem Resistência Mágica, então, será como um open bar.

Capa de Fogo Solar


Este item funciona bem em campeões que ficam bastante tempo grudado em alvos e seria um ótimo item para o Gragas, mas não vejo um bom motivo para construí-lo. Se você estiver na Selva, provavelmente fará Titã Ardente, então a Capa de Fogo Solar será inútil se você construí-la.

Este item se encaixa melhor se você jogar na rota superior, mas ainda assim só vejo motivos de fazê-la se você achar que Presságio de Randuin ou Coração Congelado não sejam tão interessantes assim na partida.

Capuz da Morte de Rabadon


Normalmente seu segundo ou terceiro item se estiver jogando na rota do meio. Aumenta seu dano, aumenta ainda mais seu dano e tudo mais pra te ajudar a explodir alvos. A menos que você queira seguir para uma linha mais defensiva, mas quem sabe, né.

Cetro Abissal


Um item que combina bem com Gragas. Te dá dano e resistência contra alvos que tentam te explodir com habilidades causadoras de dano mágico. Se você estiver enfrentando um campeão de PdH, faça esse item, não vai te prejudicar.

Cetro de Cristal de Rylai


Ah, esse item. Você causa uma lentidão considerável no Barril (Q), por que fazê-lo? Não vejo motivos de construir um item que te dê lentidão extra nas habilidades quando são habilidades que demoram para ser conjuradas ou que não dão dano por tempo. O Gragas já tem controle de grupo demais, fazer esse item apenas te concederia Vida, porque a Passiva não iria mudar muita coisa.

Coração Congelado


Um belo item que destrói qualquer Atirador. Você usa mais habilidades (CDR e Mana), fica mais parrudo e ainda reduz Velocidade de Ataque que, querendo ou não, prejudica até mesmo o Suporte inimigo.

Eu normalmente faço como primeiro item principal de Armadura, mas você pode analisar o que é melhor para sua partida. É uma ótima escolha para a Selva ou rota superior. Só tome cuidado porque o item tem Passiva única, então avalie as possibilidades com seu time antes de construí-lo.

Eco de Luden


Eu poderia dizer que o item não é assim tão viável no Gragas, mas concede Velocidade de Movimento, o que é muito bom!

Se você partir para uma linha de mago explosivo, eu considero um ótimo item. Fora isso, não sei, eu não vejo encaixando perfeitamente no campeão, ainda acho que essa Passiva não convence ele.

Face da Montanha


Se você resolver jogar como Suporte, este item é muito bom. Você bate de perto, então a Passiva funciona com você. Além do mais, concede Vida e reduz o Tempo de Recarga.

Força da Trindade


Seria estranho eu não citar este item, porque até mesmo Lee Sins da vida costumam fazê-lo. Na verdade, a Trindade concede bastante poder distribuído, dificilmente um campeão não se beneficie dela. Por mais que ela pareça estranha, na Selva pode ser uma boa escolha caso você deseje ser um lutador estiloso.

Glória Íntegra


Se seu time tiver problemas em alcançar alvos, considere este item. Normalmente se sai melhor se você for da rota superior ou Suporte, porque existem outros itens que são mais viáveis se jogar em outro lugar.

Graal Profano de Athene


Um item interessante para enfrentar aquele tipo de mago que causa dano com o tempo. A redução do Tempo de Recarga ainda vai te ajudar a usar mais habilidades. Mas só considero viável caso a composição inimiga seja focada no início do jogo. Item não tão bom em partidas que duram muito.

Manopla dos Glacinatas


Se você é do tipo que gostaria de fazer Rylai, faça este item no lugar. Sua Passiva é muito mais interessante, os atributos agradam e o preço não é tão exorbitante. Um ótimo item para o Gragas e eficaz para parar alvos que gostam de avançar demais, como a Riven.

Medalhão dos Solari de Ferro


Se você for suporte, faça este item.

Morellonomicon


Mais um item para a coleção de "itens que só são bons em Gragas no começo do jogo". Assim como Graal Profano de Athene, faça este item ao enfrentar um campeão de dano físico. Ele perde seu potencial ao longo do tempo, então não o faça se perceber que a partida vai durar por muito tempo.

Pedra / Rubi da Visão


Mesmo na Selva, considero um ótimo item! Acredito que campeões com bastante controle de grupo, como Gragas e Maokai, se beneficiam muito de itens que concedem mais utilidade do que fazer algum tipo de poder. Tipos de campeões que não dependem necessariamente do dano e estão ali mais para aprimorar o potencial da sua equipe, ganham muito mais quando fazem itens que os auxiliem cada vez mais.

Eu ainda farei um artigo falando sobre isso, mas por enquanto fique com um "sim, este item é viável", desde que use sendo suporte ou caçador, claro.

Perdição de Lich


Por mais que hoje não seja um item assim tão bom, ele combina com a Bebedeira (W) do Gragas e ainda concede Velocidade de Movimento. Acho um item encaixável no meio de jogo.

Presságio de Randuin


Normalmente o Atirador não vai te focar, a menos que você seja um campeão frágil demais ou estiver jogando na rota do meio. Mas se ele insiste, você pode fazer um Presságio de Randuin como segundo item. O primeiro, como eu já devo ter falado, fica reservado para o sempre viável Coração Congelado.

Semblante Espiritual


Vou te falar: você se cura a cada oito segundos ao conjurar uma habilidade, se dá bem com uma quantidade exagerada de Vida e gosta de usar habilidades adoidado. O Semblante Espiritual gosta disso e fornece tudo o que você precisa, falou?

Considero uma escolha natural, melhor ainda quando há causadores de dano mágico do outro lado.

Tormento de Liandry


Eu não gosto desses itens no Gragas, mas tenho que citar porque tem gente que acha viável. Pois bem, você tem habilidades que voltam rápido demais. Se acha que uma Passiva dessas fará toda a diferença, vá em frente.

Compensa muito aprimorar o que seu campeão fornece do que adicionar algo que é praticamente vago, mas você tem seu livre-arbítrio para seguir por esse caminho.

Véu da Banshee


Como ainda não inventaram uma Cimitarra Mercurial para magos (quem sabe um dia, o Eco de Luden está aí pra comprovar), ficamos com o Véu da Banshee.

Um item situacional, feito quando você está sendo alvo marcado da equipe inimiga inteira. Mas pense bem, você só poderá bloquear uma única habilidade e você ainda tem a Barrigada (E), então avalie bastante a viabilidade do item.

Recomendo fazê-lo quando há muito poder de habilidade na equipe inimiga. Você já depende da Barrigada (E), não dependa de mais coisas para sua sobrevivência.

Gragas nas Rotas


Gragas se sai bem em qualquer rota, desde que você não queira ser um Atirador corpo-a-corpo (a menos que você seja um Yasuo).

Rota superior


Classe recomendada: Lutador ou Tanque

Ao jogar na rota superior, é de praxe você ser daqueles que lidera a linha de frente e normalmente inicia as lutas. Aliado com seu controle de grupo, você pode decidir o rumo da partida com escolhas bem feitas. Procure construir itens que estenda o tempo que você aguenta porrada e ainda assim consiga auxiliar cada vez mais sua equipe.


Rota do meio


Classe recomendada: Mago ou Lutador


No meio, você deve se movimentar o máximo que puder para ajudar seus companheiros em outras rotas e sempre estar pronto para ajudar numa possível luta do Dragão. Você pode fazer dano se quiser, então faça bons itens que te ajude a neutralizar os melhores alvos.

Rota inferior


Classe recomendada: Suporte ou Tanque


Como Suporte, você deve permitir que seu Atirador acumule recursos tranquilamente, construindo o máximo de defesa o possível. Você não precisa de dano, precisa apenas ser parrudo o suficiente para defender todo mundo. Você também pode iniciar lutas aqui e ainda pode posicionar alvos aonde você quiser, então controle bem o uso das suas habilidades e itens.

Selva


Classe recomendada: Tanque ou Lutador


Como eu citei um pouco antes, você deve ser uma máquina eficiente que auxilia seu time em tudo. Não faça dano, faça atributos que aprimorem o potencial do seu time ou prejudique o time inimigo - além dos seus, claro. Faça itens que concedam auras/passivas ou que te deixe parrudo o suficiente para tancar tudo enquanto seu time faz a festa.

Gameplay Gragas


Eu gravo algumas partidas em que jogo e uma delas foi uma partida de Gragas. Confira abaixo o vídeo que mostra um pouco como é o campeão.



Chegamos ao final de mais um guia!

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