Revelação de Campeão: Kalista, a Lança da Vingança

terça-feira, novembro 04, 2014


"Traiçoeiramente assassinada, Kalista ergue-se em forma de espectro, distorcida pelo terrível poder da Ilha das Sombras. Em sua morte, ela tem uma proposta aos habitantes de Runeterra: renda sua alma à Lança da Vingança e ela desferirá a justa retribuição aos seus traidores."

Kalista é a nova atiradora que se junta à Liga. Seu conjunto de habilidades é centrado em trabalhar junto com um aliado próximo através de mecânicas conjuntas. No caso da Rota Inferior, seu suporte.

O jogador de Kalista inicia a partida com um item ativável em um alvo aliado, a Lança Negra. Este item cria uma ligação entre a atiradora e o outro jogador por toda a partida.

A Lança Negra (Item)

Ativa: Kalista oferece um pacto a um Campeão aliado; caso aceito, o item é consumido e a dupla interliga suas almas pelo resto da partida. Ao aceitar, isto firma a Ligação das Almas, uma passiva de Vigia, e permite que Kalista use Chamado do Destino ao habilitá-la.

O item deve ser alvejado num aliado (assim como você usa outros itens em aliados). O alvo pode aceitar ou recusar esta ligação, então não se preocupe se selecionar o alvo errado, o mesmo pode recusar a ligação e você poderá usar o item novamente em outro jogador.

HABILIDADES

Aprumo Marcial (Passiva)


Em vez de cancelar a animação básica de ataque, uma ordem de movimento faz com que Kalista salte em direção ao clique depois que ela completa seu ataque. Kalista causa dano bônus quando salta em direção ao seu alvo.

Sua Passiva é o que podemos considerar uma mini Perseguição Implacável (E) de Lucian. Sempre que você cancelar seu ataque básico com um movimento, Kalista avançará rapidamente para a direção. Em meios práticos de dizer, é como se você causasse um ataque básico com Lucian e imediatamente à seguir usasse Perseguição Implacável (E) para um lado, com a diferença de que o uso é automático assim que você clica numa direção do mapa. E, caso você se mova na direção de um inimigo, o próximo ataque básico causará dano bônus nele.

Perfurar (Q)


Kalista arremessa uma lança, causando dano ao primeiro inimigo atingido e aplicando um acúmulo de Lacerar. Perfurar também tem efeito ativável de Aprumo Marcial.

Esta habilidade funciona de forma semelhante à lança da Nidalee. Acerta o primeiro alvo atingido, causa dano e aplica um acúmulo de Lacerar (E). A diferença aqui é que a sua Passiva Aprumo Marcial é ativada se você se mover durante sua execução. Use Perfurar (Q) e ande para algum local logo em seguida, para que Kalista salte na direção.

Vigia (W)


Passiva: Ligação das Almas - Quando Kalista e o aliado ligado a ela atacam uma tropa, monstro ou Campeão inimigo ao mesmo tempo, eles causam dano mágico bônus.
-
Ativa: Kalista comanda um vigia para observar uma área. O vigia patrulha em linha reta, indo e voltando algumas vezes. Vulneráveis a ataques por trás, vigias têm visão de cone à sua frente e gritam se detectarem um Campeão inimigo. Vigias operam com um sistema de munição e Kalista pode pegar um vigia para repor uma parte de sua recarga.

A Passiva da habilidade funciona com o aliado que recebeu o item no início do jogo. Se ambos atacarem o mesmo alvo ao mesmo instante (com até 1 segundo de diferença), os dois causarão dano bônus. O aliado também adiciona um acúmulo de Lacerar (E) no alvo.

A Ativa da habilidade armazena alguns fantasmas que agem como vigia. Ao usar a habilidade num local, o vigia vai e vem dando visão da área. Campeões inimigos são revelados se ficarem de frente ao vigia, mas podem atacá-lo por trás para impedir que a equipe inimiga os veja. O vigia seguirá um campeão ao avistá-lo e é provável que o seu grito seja global (podendo ser ouvido independente do local que você esteja no mapa).

Você pode ter mais de um vigia ativo ao mesmo tempo. Mas, se estiver sem cargas, poderá ter um novo vigia disponível mais rapidamente ao passar com Kalista próximo a algum vigia ativo no mapa, tendo um pouco do Tempo de Recarga restituído.

Lacerar (E)


Os ataques básicos de Kalista e a lança de Perfurar ficam fincadas em seu alvo por um curto período. Lacerar faz com que ela arranque as lanças de seus inimigos, causando lentidão e dano adicional a cada lança arrancada do alvo. As lanças têm acúmulos infinitos, e só desaparecem se Kalista falhar em manter seu ataque em andamento.

Esta habilidade funciona similar ao que ocorre com Twitch. Ataques básicos e Perfurar (Q) adicionam um acúmulo desta habilidade, com a diferença de que tem acúmulos infinitos. Em outras palavras, se você atacar o alvo continuadamente com ataques básicos ou Qs, os acúmulos irão aumentar e aumentar sem parar. Você só perde os acúmulos em dois casos: ficar um certo tempo sem atacar o alvo ou ativar esta habilidade.

Ativar Lacerar (E) irá consumir todos os acúmulos do alvo, causando dano e lentidão proporcional ao número de acúmulos.

Chamado do Destino (R)


Kalista reposiciona o aliado com quem se interligou, deixando ambos inalvejáveis e desligando seus feitiços. Durante Chamado do Destino, a Ligação das Almas de Kalista ganha uma nova habilidade, que permite ao alvo interligado correr em uma direção alvo, lançando ao alto os inimigos que acertar.

Ativar a habilidade puxa o campeão com quem você compactuou no início (desde que esteja dentro do alcance da habilidade), se tornando inalvejáveis e sem poder usar qualquer habilidade. Quando o campeão se unir à Kalista, ele toma controle da Ultimate e pode escolher a direção e momento de ser lançado. Ao acertar alvos, estes são levantados para o alto. O campeão aliado poderá usar qualquer habilidade imediatamente ao ser libertado de Kalista.

MECÂNICA DO CAMPEÃO E SUAS HABILIDADES

Kalista se junta à Liga para permitir que jogadores aprendam a jogar em grupo, compreendendo e combinando estratégias com seus aliados, principalmente com o uso da Passiva Ligação das Almas. Jogando na Rota Inferior, é recomendável que o item Lança Negra seja entregue para seu suporte, ao qual passará a maior parte do tempo próximo a você, principalmente na fase de rotas.

Como seus ataques básicos causam dano bônus se combinados com os ataques básicos de seu aliado compactuado, procure andar sempre próximo a ele e tente acertar os alvos que ele for atacar, e vice-versa.

Procure sempre alinhar bons ataques básicos combinados com seu aliado compactuado e acerte quantas lanças de Perfurar (Q) conseguir. No fim, ative Lacerar (E) para estourar os acúmulos e aproveite a Lentidão para dar alguns ataques básicos a mais.

No início do jogo, você pode ajudar o suporte na parte de visão da rota usando vigias em locais que normalmente vocês colocariam uma Sentinela. Procure posicionar um vigia para patrulhar a área próximas ao Dragão e o arbusto próximo da parede e outro dentro do arbusto da rota. Se um dos campeões da Rota Inferior tentar acertar seu vigia, aproveite o momento para lhe acertar alguns ataques básicos. Você também pode aproveitar para se reposicionar se o viga avistar um campeão inimigo na névoa, já que ele seguirá o campeão por um curto período, relevando a posição dele para sua equipe.

A Passiva pode ser um pouco complicada no início, já que você deve se acostumar com seu campeão se jogando pra lá e pra cá numa distância além do normal. Lembre-se também que a Passiva só funciona se você cancela o ataque básico (se movendo logo em seguida do projétil sair do campeão). A Passiva não funcionará se você esperar até que o projétil atinja o inimigo.

Habilidades de Kalista. (imagem retirada do site oficial)

Durante os confrontos, você pode reposicionar seu aliado sempre que precisar ativando a Ultimate. O Chamado do Destino (R) possui duas ativações, a primeira que une os aliados, comandada por Kalista e a segunda, comandada pelo aliado, quando este desejar se atirar nos alvos. O aliado pode não se atirar numa direção se não quiser, bastando aguardar o tempo restante da habilidade para que os dois campeões se desliguem. Só tome cuidado com o próprio posicionamento: Não use a habilidade para puxar seu aliado e ambos morrerem em seguida e se caso você não estiver jogando com Kalista mas estiver na ligação, jamais se jogue em alvos apenas para deixá-los longe de sua equipe, a menos que isso seja a melhor coisa a se fazer no momento (salvar a vida de um aliado mais importante, por exemplo).

Sempre tente manter a harmonia com seu aliado, evitando usar a Ultimate cedo ou tarde demais para que não haja problemas posteriores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Kalista será uma atiradora com mecânicas relativamente difíceis para aprender no início, principalmente porque suas habilidades não são muito bem intuitivas. Para evitar este deslize, compare suas habilidades com algumas já existentes em outros campeões, como a mecânica de acúmulo sendo similar ao acúmulo de veneno de Twitch ou os vigias parecidos à ativa do item Sombras Gêmeas (com o diferencial de patrulharem em linha reta em duas direções). Treine também com alguns amigos o uso mais adequado do Chamado do Destino (R), pois é uma habilidade muito situacional. Desta forma, será um pouco mais fácil até que você aprenda o que suas habilidades fazem e a melhor forma de utilizá-las.

Você pode conferir mais informações sobre o campeão na sua página de revelação (oficial). Se deseja o papel de parede do campeão, clique aqui.

Leia também

0 comentários