O meta não define a capacidade de um jogador

sexta-feira, outubro 17, 2014


Volta e outra um cara escolhe Urgot na Seleção de Campeões e, mesmo sendo uma partida de jogo Normal, as pessoas já começam a xingar gerações. No final do jogo vemos que aqueles que falaram mal tiveram um desempenho pior. Por que o meta faz com que as pessoas criem arrogância? Continue lendo.

"LOCKA ASHE MID QUE É GG"

Em meados da Segunda Temporada, aonde todos nós brasileiros já jogávamos League no servidor americano, éramos acostumados a escolher o campeão preferido e lutar para conseguir a rota do meio. Vem cá: quem de vocês nunca jogou com Sona ou Ashe na rota do meio, hein?

O fato é que, inconscientemente, a Riot criou uma ideologia sobre o jogo em que tudo deve ser de uma forma específica, senão não dá certo. E quando dá, ela faz questão de ajustar para que tudo volte ao "normal". Ou pelo menos na prática é o que temos visto até agora. Esse padrão é conhecido como metagame - ou simplesmente meta - que pode ser entendido como estilo de jogo padrão ou "é assim que se joga League".

Vocês podem dizer que um campeão específico não deve ser jogado numa rota específica simplesmente porque ele "não funciona lá". É por essas e outras que nosso amigo que escolheu Urgot foi taxado de troll desde a Seleção. A verdade é clara: por mais que um campeão se beneficie mais que outros devido ao estado atual do jogo (e realmente é assim), eles não são totalmente fadados a isso. Antes de pensarmos quais os campeões que vão se enfrentar numa partida, devemos antes olhar quem são os jogadores por trás deles - e isso é o que realmente importa.

"OLHA O PICK DO CARA... SE COUNTERANDO"

É de costume em ranqueadas ver pessoas olhando sites como o LolCounter para saber qual campeão pegar para enfrentar seu adversário. Olhar esses sites não é errado, até porque serve para ter uma boa noção de como você vai ter que enfrentar seu oponente. A questão é que muitas dessas pessoas escolhem seu campeão a dedo nu, simplesmente porque sites desse tipo recomendou. Sabendo que eles apenas fazem uma estimativa em que se duas pessoas com mesmo nível se enfrentassem, certo campeão iria vencer. Mesmo assim, a experiência e a capacidade de cada um site algum pode avaliar, então eles não devem ser levados ao pé da letra.

A maioria concorda: não existe campeão que contra-ataca outro simplesmente porque é assim e ponto final. Já cansei de ver jogadores ganhando de Jax ou Irelia como Fiora, sendo que há muito tempo era um campeão que recebia frases como "pegue Jax ou Irelia pra acabar com ela".

O que realmente devemos levar em conta é a habilidade do jogador. As pessoas se esquecem que antes de um campeão, suas habilidades e itens, existe alguém que conduz tudo isso. Se não fosse assim, não veríamos tão cedo Master Yi PdH (antes da sua atualização de jogabilidade), Lulu ou Alistar na Rota Superior, Karthus na Selva ou até mesmo Soraka no Meio. É devido a essas pessoas que fogem do meta - arriscando tudo para que algo funcione de forma diferente - que aprendemos que não devemos seguir um padrão em todas as vezes, porque o diferente funciona sim!

QUEM DEFINE O META É VOCÊ

Num jogo como League, onde as coisas funcionam através de números, tudo é possível. Você mudar seu estilo de jogo, os itens que você compra ou até mesmo qual habilidade aumentar primeiro muda totalmente a situação. Não devemos nos prender ao meta, aquilo que a Riot acredita que é certo. Não existe um certo, tudo pode ser diferente do que é proposto. Um jogador pode até mesmo perder sua rota com "o campeão incomum" (e muitos podem até xingá-lo porque disseram que o oponente o contra-atacava), mas acredito que o indivíduo seja importante no restante da partida e fazer a diferença para melhor num momento crucial.

Na real, o meta é como um padrão que está aí provando que dá mais certo, mas não significa que outros estilos não funcionam. Num jogo onde existem cinco cabeças pensando diferente e nem todos sabem a intenção dos demais, o meta serve para direcionar todos ao mesmo pensamento, onde existe um suporte, um caçador da selva, um atirador e por aí vai.

Agora, continuando a história: Urgot selecionado. Devido ao meta, as pessoas costumam se equivocar sobre a habilidade de um jogador. É certo que no nosso servidor o número de pessoas má intencionadas é bastante alta, mas também é certo que boa parte dessas pessoas se tornam má intencionais devido ao preconceito que sofreram numa fase onde elas passaram pelo mesmo sufoco que nós e ainda tinham esperança de mudança. Como obviamente a maioria se mostrou hostil, a porcentagem do Urgot fazer algo errado naquela partida se torna muito maior, até porque qualquer atitude negativa que ele fizer nela, mesmo que não intencional, os outros jogadores vão demonizá-lo, discutir uns com ou outros e até mesmo levar a conversa para o chat entre as equipes, como é de costume acontecer. E se o cara se sair bem, em alguns casos os outros jogadores vão forçar para que o jogo acabe pra eles só para dizer no final que a culpa foi do jogador selecionar um campeão que é incapaz de vencer.

RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR

Antes de pensarmos no meta, devemos lembrar que pessoas jogam o jogo, não os personagens. Jamais fale mal de um jogador simplesmente porque ele escolheu Teemo. Já vi muitos Teemos por aí que jogaram muito bem e muitas vezes aqueles que xingam faz muito mais coisas erradas na partida que o cara que sofreu preconceito a partida inteira, chegando até mesmo a ser honrado no final da partida por ambos os times. O cara escolher quem ele quer não é errado, assim como você. Não é porque certo campeão está em alta que ele é melhor que aquele que está em baixa. É tudo estatística, números. Não condiz nada com a verdadeira realidade.

Certa vez numa ranqueada solo, meu time começou a reclamar de um jogador que escolheu a rota do meio e confirmou Ezreal contra um Yasuo. Como eu prefiro evitar conversar no chat para não me estressar, eu disse apenas para pararem e ver no que ia dar, até porque não podemos saber se o jogador se sente seguro jogando dessa forma. Na partida, Ezreal dominou a rota o jogo inteiro e vencemos facilmente. O resultado é o que você vê abaixo.

Jogador xBacarini que participou da minha partida ranqueada. Apesar das mortes, ele cooperou bastante na partida. Dados coletados via op.gg

Existem diversos exemplos por aí que mostram que não devemos nos prender ao meta e que se seu aliado deseja diversificar não reclame, apoie! Se não for assim, ficaremos fadados a ficar num padrão limitado como é atualmente e não vamos descobrir novas escolhas e combinações.

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