O quanto o psicológico pode afetar sua partida

quarta-feira, outubro 15, 2014


 O psicológico nos envolve em tudo, até mesmo numa partida de League of Legends. Continue lendo para entender como as derrotas assolam seus aliados ou você porque exageraram um pouco no comportamento negativo.


Muitos discordam, mas a sua atuação no jogo tem uma base que reflete como você leva as coisas na vida real. Se tratando do psicológico, muitas vezes que jogamos irritados ou com raiva, acabamos por levar isso para os outros jogadores ou ficar pior conforme as coisas dão mal numa partida. Coisas que, se avaliarmos de longe, poderíamos concluir que são coisas bobas ou até mesmo enxergadas de forma exagerada. Principalmente em League, onde devemos sempre relevar os casos que ocorrem dentro dele e prezar pela diversão.

Perder um Dragão ou dar o First Blood é tempo de criar o maior furacão de atitudes negativas numa partida para muitos jogadores. Mas, sempre venho dizendo: Até que seu Nexus caia, a partida ainda é válida e tudo pode mudar. Todos aqui estão de prova que muitas partidas que estavam 99% ganhas foram completamente alteradas por um erro coletivo ou individual, ou até mesmo pela falta de atenção àquele Master Yi que usou teleporte na base e ganhou o jogo.

Numa partida, devemos relevar as coisas ruins que acontecem e estimular no caso de coisas boas. Jogadores estouradinhos devem se segurar mais antes de falar alguma coisa, principalmente porque às vezes pode ter alguém no time que veja as coisas diferentes e pode entender o gesto negativo de forma pior do que o pretendido.

Sempre incentive seu time quando algo de bom acontece, como no caso de conseguir um abate. Normalmente costumam dizer "bom trabalho/GJ" e isso é um avanço do que quero tratar aqui. E, no caso de coisas ruins, nunca ataque seu aliado com palavras negativas ou comece a jogar propositalmente mal apenas para ter o gosto de vê-lo perder.


Eu posso dizer que já fui um pouco de tudo neste jogo: o típico jogador tóxico que dá rage até o jogador que dá bons exemplos.

No final da Segunda Temporada, eu não conseguia de jeito nenhum subir no Prata. Como eu queria chegar ao menos à Ouro para conseguir a skin Vitoriosa, eu avaliei e percebi que eu precisava de algum campeão tudo-em-um e naquela época o Xin Zhao era a melhor opção. Acreditem se quiser: eu tive partidas que vocês diriam que não tinha mais jeito, mas que no final eu consegui a vitória. Um bom posicionamento e um ótimo senso de visão para coordenar seu time é tudo o que você precisa pra vencer.

Como de costume, numa partida sempre deve existir aquele jogador que coordenada os outros ou até mesmo o que mais faz diferença nela. Se você perceber que as coisas não vão tão bem, tome a atitude de animar sua equipe e tente ajudar as outras rotas que estão com dificuldades. Eu preferi terminar a Temporada anterior como Caçador da Selva porque eu tinha um campeão bastante forte e que era rápido no gatilho para agir. Eu não me preocupava de não comprar itens para dar mais visão para meu time através de Sentinelas e a cada abate devido ao mal posicionamento do inimigo era motivo de eu dizer para meu time que a vitória ainda era possível. Infelizmente, mesmo com todos os esforços, eu consegui chegar apenas a Prata 1, porque a Temporada acabou antes que eu pudesse alcançar o próximo tier.

O psicológico é algo que não levamos em conta em muitas coisas da vida e num jogo, principalmente, é o lugar onde as pessoas mais desconsideram que ele existe. No caso do League, onde é criado uma sensação de que você é obrigado a ficar na partida, custe o que custar (na teoria é bem isso mesmo), as pessoas começam a ficar mais estressadas, agem de forma errada e falam o que não deveriam.

Uma forma bastante prática de resolver muitos problemas é, primeiramente, não entrar em qualquer discussão. Existem bastante jogadores tóxicos e isso vai continuar por muito tempo. Já vi pessoas que se tornaram tóxicas simplesmente porque existem jogadores tóxicos! Esse é o melhor exemplo de como as pessoas deixam o psicológico exposto a mudanças drásticas aleatoriamente.


Se um jogador está negativando demais a partida, auxilie sua equipe a Silenciá-lo no jogo e comece a fazer um cabo-de-guerra contrário, para evitar que os outros se tornem tóxico na partida também. É provado que muitos não gostam de aceitar o que a gente fala, então você deve agir para que isso aconteça. Dê seu melhor, respeite os outros e elogie as atitudes boas. Peça desculpas quando algo der errado e evite ao máximo prejudicar seu time. Com essas coisas, seus aliados vão perceber que você está fazendo de tudo pra vencer e qualquer ação que você coordenar eles vão seguir você.

Claro que tudo é relativo, mas a ideia central é o que importa. Se você estiver num dia ruim, evite jogar, ou pelo menos evite jogar ranqueadas. League é um jogo que exige bastante concentração, tolerância e trabalho em equipe. Se você não estiver psicologicamente em condições de suportar as constantes de cada partida, busque outros meios que faça se sentir mais confortável antes de entrar numa delas. Ninguém escolhe com quem jogar, então se você fizer sua parte os jogos serão muito mais divertidos e prazerosos!

Se você tem alguma dica em relação ao assunto, deixe seus comentários abaixo!

Leia também

0 comentários