Como a Maestria de Campeão pode melhorar a conduta dos jogadores

sexta-feira, abril 24, 2015


Recentemente a Riot Games anunciou sua nova ferramenta que está em fase de testes em alguns servidores, inclusive no Brasil: a Maestria de Campeão.


Introdução


A Maestria de Campeão basicamente inclui um mecanismo que avalia seu desempenho na partida com o campeão escolhido, apresentando uma nota no final do jogo e garante Pontos do Campeão de acordo com seu A/M/A e participação na partida (como destruição de Torres e assistências, por exemplo). Os pontos recebidos é cumulativo, e você passa de nível sempre que alcançar uma certa quantia. Ao atingir o nível 4 e 5 (atualmente são 5 níveis no total), uma faixa é apresentada na tela de carregamento e através de um novo emote (Ctrl+5), que exibe a classificação atual do seu campeão dentro do jogo.  Se deseja mais informações sobre este novo recurso, clique aqui.

Mas então, o que isso tem a ver com o comportamento dos jogadores?

Evolução comportamental aliada à evolução mecânica


Muitos jogadores se tornam tóxicos devido o excesso de problemas e a falta de objetivos no jogo. Não falo apenas dentro da partida, mas fora dela também, como Invocador. Tirando o fato que você evolui em ranqueadas, não há nenhum outro objetivo que você possa tomar como meta. A Maestria de Campeão está vindo com um intuito que vai muito além de apenas "ostentar seu potencial", mas sim tratar de alinhar o psicológico dos jogadores. Boa parte da comunidade enxerga o recurso como uma forma de aprimoramento. Você não vai estragar sua partida com um campeão específico porque vai querer receber uma boa nota e, consequentemente, ganhar muitos pontos para passar de nível.



Numa média, uma pessoa que joga bem consegue alcançar o último nível com cerca de 20 à 30 partidas - considerando ela ter grande participação e ganhe cerca de 1000 PC (só para questão de comparação, é necessário 3000 PC para passar do nível 2 ao nível 3).  Jogadores que acabam destruindo partidas levariam muito mais jogos para alcançar este patamar e talvez não seja o objetivo deles. Está claro que a maioria dos jogadores mal-intencionados são assim devido a alguma frustração que têm dentro do jogo, ou em alguns casos fora dele. Independente do que seja, objetivos sempre ofuscam essa parte e as chances do jogador se esforçar para alcançá-lo sempre será maior.

Mesmo os jogadores sendo tóxicos, ainda assim eles se importam com eles mesmos. Eles vão querer ganhar tudo, eles vão querer ter tudo. Eles podem não estar nem aí pra você, mas eles se importam com o que acontece com eles. Quando eles querem jogar numa rota específica, eles vão escolher e trancar o campeão, independente de você ter pedido primeiro. Eles vão pegar aquele efeito positivo no jogo, eles vão agir como bem entenderem. Por esse motivo, eles vão te ignorar para alcançar o objetivo, que neste caso é evoluir seu campeão. Vendo por esse lado, podemos notar que a Riot adicionou um objetivo ao qual o jogador tóxico pode se importar, mas que ao mesmo tempo exige uma boa conduta dentro do jogo. Ele não vai depender tanto de um campeão específico porque ele vai poder aumentar sua Maestria com qualquer campeão escolhido. Ele vai acabar colaborando com seu time para que a vitória faça com que ele ganhe mais pontos, até porque quanto mais objetivos você adquirir na partida junto com seu time, mais pontos você recebe.

Se eu te falar que percebi uma diminuição de toxicidade nas partidas de jogos normais e atualmente as ranqueadas estão piores? Talvez seja por isso que recentemente ativaram o recurso também nessas filas.

Finalizando


Os jogadores tóxicos são vários. Os que xingam, os que se matam intencionalmente, os que saem no meio da partida... A Maestria de Campeão não vai resolver todos, mas resolverá parte dos problemas que envolve a jogabilidade. Os jogadores que costumam morrer à toa, ao menos tentarão morrer menos e as chances deles se desconectarem é um pouco menor.

-

Este foi um pequeno artigo para falar um pouco deste recurso e com ele anuncio a volta do Runeterra.

Leia também

0 comentários