Como a toxicidade pode acabar com uma partida
terça-feira, novembro 04, 2014Você pode achar isso bobagem, mas a toxicidade um jogador pode acabar com uma partida ganha. Muitos jogadores se estressam com jogadas erradas ou mal sucedidas de seus companheiros e acabam perdendo a calma. Já começam a xingar no chat e tudo vira aquela zona que você e eu conhecemos. Afinal, todo jogador de League of Legends já passou por isso.
Um dos maiores problemas sociais de League, se não o maior, é como os jogadores tóxicos continuam a aparecer frequentemente nas partidas, principalmente nos jogos ranqueados.
A toxicidade mais comum é aquela que se inicia desde a Seleção de Campeões. O jogador tóxico reclama quando algum campeão não foi banido ou o tipo de campeão que seu aliado escolheu. A maioria desses jogadores acham que só por terem visto determinadas escolhas em campeonatos que fizeram uma equipe perder ou ganhar, todos os casos devem ser equiparados àqueles que ele previamente assistiu através de transmissões ou vídeos de jogadores profissionais.
Uma coisa é certa: League of Legends é formado por milhões de jogadores, todos com mecânicas e modos de jogar diferente. O que funciona em um jogo pode não funcionar em outro e isso é uma questão subjetiva. A toxicidade na Seleção de Campeões é comum pelo preconceito com algum campeão específico ou medo absurdo dele ser escolhido pela equipe inimiga. Muitos jogadores de Teemo carregam ranqueadas, enquanto você e seu campeão preferido podem não ser tão efetivos quanto o yordle mais odiado.
Durante a partida, é comum jogadores provocarem seus aliados durante sua jogatina devido a escolha que ele fez. E esta é uma das questões de como a toxicidade pode acabar com seu jogo de forma muito simples. Enquanto você está estressado e distraído com os outros jogadores, o outro time está concentrado no jogo.
Foi constatado pela Riot que jogadores tóxicos e com históricos de relatos vencem 35% MENOS partidas. |
MANEIRAS DE EVITAR A TOXICIDADE
Existem diversos métodos para acabar com a toxicidade. O primeiro deles é evitar usar palavras que pode ser vista como acusação ou agressão pelos seus aliados. Não falem mal de uma jogada deles e muito menos se ache superior. Por mais que seja verdade, é difícil pra qualquer um aceitar seus erros e não tente dar lição de moral para as pessoas dentro de um jogo.Não fale palavrão ou palavras de baixo calão ou sujas. Jogadores que usam tais termos é caracterizado como tóxico independente do que estão dizendo para com seus aliados. Principalmente se você usa uma palavra desse tipo para reclamar de alguma ação do seu aliado. Procure usar palavras que demonstre preocupação e não reação negativa.
Evite brincadeiras de mal gosto. Falar que vai trollar a partida ou simular algum ato considerado errado pelos seus aliados não só podem deixá-los com um desempenho ruim, como pode também em muitos casos incentivá-los a agir da mesma forma ou pior.
Converse com seus aliados sobre seu modo de jogar, seja a escolha do seu campeão ou o tipo de estratégia que você adotar na partida. Mas jamais tente experimentar coisas novas nas partidas, principalmente ranqueadas. Prefira modos com Bots ou crie um jogo personalizado com amigos. Se a estratégia der errado, ao menos não irá prejudicar ninguém.
Evite levar discussões para o chat entre equipes. Quando você escreve algo para a equipe inimiga sobre um aliado seu, rapidamente ele vai se sentir ferido e vai tomar alguma atitude negativa no jogo. Isso piora quando a equipe inimiga coloca "lenha na fogueira" e seu aliado fica mais revoltado do que já estava.
Não responda discussões no chat da equipe inimiga e jamais demonstre sua raiva para eles.
Pra finalizar, lembre-se que você sempre pode silenciar o jogador se ele tentar te atacar verbalmente e nunca se divirta às custas de outros jogadores (item 4 do Código dos Invocadores).
Faltou alguma coisa que esquecemos de notar? Comente abaixo suas considerações.
0 comentários