Ascensão: Como jogar com Shaco

sexta-feira, setembro 12, 2014


Aprenda uma estratégia interessante ao jogar com Shaco no novo Modo Personalizado: Ascensão.

Introdução

O bom dos Modos Personalizados é que você pode testar mecânicas e estratégias com campeões específicos (muitos deles pouco usados) que geralmente chegam a dar certo. Neste guia irei falar um pouco em como jogar com Shaco no novo modo Ascensão. Se você pensa que vai fazer ronda para encher o mapa de armadilhas ou chegar de surpresa para tentar acertar o último golpe no Xerath Ancião, está muito enganado. Este guia será tão sereno quanto a forma que você vai jogar. Deixe a pancadaria rolar solta e apenas se concentre no objetivo.

Conhecendo o Jogo

Se você não conhece ainda, Ascensão é um Modo de Jogo Personalizado que está disponível para jogar temporariamente, mais precisamente do dia 10 ao dia 21 de setembro.

O modo consiste no acúmulo de pontos. Similar à Dominion - inclusive se passa no mesmo mapa, Crystal Scar - você deve atingir uma certa quantia de pontos para vencer. Nesta ocasião, sua equipe precisa atingir 200 pontos para se tornarem vitoriosos. A forma de pontuação consiste em:

1 ponto por abate (2 enquanto Ascendido)
3 pontos por Relíquia coletada (são 3 ao redor do mapa)
5 pontos ao abater o campeão Ascendido

Para entender um pouco mais como este modo de jogo funciona, visite este mini-site promocional sobre Shurima.

Agora que entendemos como o modo de jogo funciona, vamos entender como acumular pontos de forma segura, fácil e tranquila usando Shaco e o por que de usá-lo nesta estratégia.

Conhecendo a Estratégia

Muitos jogadores esquecem que a melhor forma de ganhar pontos é coletando Relíquias. Em vez disso, vemos pessoas matando umas às outras sem parar, lutando pelo poder ascendente e uma correria total no mapa. Dito isso, nossa estratégia consistirá em: assegurar que ninguém colete a Relíquia da parte inferior do mapa, defender o local e, claro, ganhar pontos. A Relíquia inferior é ótima para essa estratégia porque ela te dá mais visão da ação dos inimigos e devido eles, na maioria das vezes, virem sempre pelo lado em que se teleportam, fica mais fácil de você controlar o lugar.

A Relíquia surge por volta de meio minuto após sua última coleta, então você precisa lembrar este tempo sempre que precisar sair. Basicamente, você vai ficar a maior parte do tempo parado esperando a Relíquia ressurgir para coletá-la (preferencialmente dentro do arbusto), saindo apenas quando tiver armadilha disponível para plantar ou quando vários inimigos se aproximarem do local. Jamais deixe que alguém colete a sua Relíquia, afinal seria inútil você estar ali. Alguns pontos importantes que faz com que esta estratégia se torne válida:

- Um terço das Relíquias garantidas para o seu time (considerando que você colete todas as suas)
- Entre 5 a 15 pontos a menos para o time inimigo (média de mortes por jogador, considerando que você não morra ou não morra tanto)
- Mais Controle de Grupo e Zoning para seu time (considerando as armadilhas e o medo psicológico nos inimigos se você mandar ver)
- Mais dano para abates rápidos e sobrevivência (você só vai precisar de dano explosivo nesta ocasião)

Para defender a área, utilize das armadilhas (Caixinha Surpresa (W)). Coloque sempre uma na saída do portal inimigo, duas no arbusto e uma na passagem superior. Você pode colocar armadilhas extras na passagem ao lado dos arbustos, na Relíquia da Vida ou na parte superior do lado da sua equipe (se caso algum inimigo resolva aparecer pelo lado do seu time).

Runas e Talentos

Fica a seu critério, mas pessoalmente eu utilizo Runas de Penetração Mágica e Poder de Habilidade e Talentos com foco em Ataque como Dano Mágico (24-6).

Feitiços de Invocador

Utilize Incendiar para finalizar inimigos e Barreira para mais proteção.

Itens

Como não precisamos necessariamente ajudar a equipe nas batalhas, só precisamos fazer uma coisa: dano, muito dano. As armadilhas limitam a movimentação (Medo), fazendo com que nossos itens sejam ótimos para causar o máximo de dano que precisamos para que as coisas andem conforme queremos. Caso seu time precise de ajuda e passe por você ou algum inimigo se aproximar, com esses itens você pode não matar, mas ao menos deixará o inimigo com menos da metade da vida.



Sapatos do Feiticeiro

Como os itens de Penetração Mágica são caros em comparação a este, tente terminá-lo pelo menos em terceiro lugar. Mesmo sem muita Resistência Mágica, as suas armadilhas vão causar um pouco mais de dano até que você evolua o nível delas e consiga mais ouro para formar mais itens.

Tormento de Liandry

Este item fornece um pouco de Vida e mais Penetração Mágica para ajudar a perfurar a defesa inimiga e te salvar quando o jogo apertar. Sua Passiva faz com que suas armadilhas causem muito mais dano até que o inimigo consiga te alcançar. Como seus efeitos não surtem muito no início por requerer que o inimigo tenha muita Vida e Resistência Mágica, deixe para terminá-lo como terceiro ou quarto item.

Tocha de Chamas Negras

Este é um dos seus itens principais para causar dano e o que te dá mais chances de abater um inimigo nos níveis iniciais. Se você tiver certeza que o inimigo irá morrer caso faça um all-in, use assim que sua armadilha se ativar e siga com Veneno de Dois Gumes (E). Além disso, a Redução do Tempo de Recarga te ajuda a ter mais armadilhas em menos tempo. Com certeza deve ser feito como primeiro item.

Chapéu Mágico de Wooglet

Outro item principal para sua estratégia. Como você vai focar só em dano, ele te dá 25% de Poder de Habilidade adicional, além dos 100 pontos base. Mas a importância mesmo fica em sua Passiva, pois como você será praticamente papel, pode ganhar um tempinho ficando invulnerável para seu time te salvar ou você sair com Enganar (Q). Faça assim que terminar Tocha de Chamas Negras e a Máscara Assustadora.

Cajado do Vazio

Este item faz um belíssimo papel no meio do jogo. Seu efeito passivo funciona em suas armadilhas sem a necessidade de você estar próximo a elas e nessa altura do campeonato você já estará causando toneladas de dano. É uma escolha obrigatória para matar vários campeões sem sair do lugar. Faça este item apenas quando terminar todos os anteriores.

Cetro Abissal (opcional)

Como normalmente não dá tempo de terminar o último item, aqui fica como opção. Sua aura diminui mais 20 pontos de Resistência Mágica do inimigo e ela será útil para causar mais dano com os inimigos que se aproximam dos arbustos (onde você vai ficar a maior parte do tempo). Além do mais, em conjunto com o Chapéu Mágico de Wooglet, você terá +45 de Resistência Mágica e + 45 de Armadura (mais os adicionais da Passiva Armaguarda da Caçadora), quase o mesmo que um Guardião Anjo.

Jogabilidade

Assim que você entrar no jogo, comece com um Códex Demoníaco e um Tomo Amplificador. Este conjunto concede um dano inicial razoável e de cara os 10% de Redução de Recarga que você vai precisar para colocar mais armadilhas.

Se o jogo começar com ambas as equipes lutando pela Relíquia inferior, tente ajudar seu time colocando as armadilhas mas evitando ficar próximo demais. A sua tarefa aqui é afastar os campeões da sua área e não entrar na batalha. Se necessário, esconda-se próximo à plataforma de teleporte (só evite entrar nela, como no exemplo abaixo, pois isso dá visão de você aos inimigos).


Peça para que seu time coopere, deixando a área só pra você (esta técnica é similar a fazer Split Push em Summoner's Rift). Com menos aliados andando nas suas redondezas, menos os inimigos passarão por lá. Isso é crucial para a estratégia funcionar. Quanto mais campeões próximo a você, menos chances de você não se sair muito bem, então peça para que seu time coopere. Diga também para que eles foquem em coletar as outras Relíquias.


Ao chegar no seu posto, comece colocando armadilhas próximo à plataforma inimiga e depois nos arbustos. Você deve ficar no lado inimigo, tanto para ter visão como para atacar. Isso também se torna útil porque os inimigos que passarem por lá vão ativar várias armadilhas e você vai ter a chance de finalizá-los. Inclusive se estiver capturando a Relíquia, pois é um tempo extra até conseguir.


Observe o movimento inimigo. Se seu aliado estiver prestes a morrer, só ajude se conseguir sair vivo. Sua tarefa é a de proteger a área e coletar Relíquias, não troque sua vida pela vida de outro, até porque você provavelmente estará em Killing Spree e concederá muito ouro ao seu matador.

Abuse do seu clone. O dano da explosão é relativamente alto e você deve usá-lo sempre para enganar os inimigos e causar muito dano.


A melhor parte: Deixe as armadilhas terminar o serviço pra você. Muitas vezes os inimigos passam em busca de Relíquias de Vida e é nessa hora que você consegue o abate surpresa.


Ao adquirir muito ouro, procure morrer para o Xerath Ancião, pois até onde eu percebi a equipe inimiga não ganha pontos quando ele abate um campeão. Normalmente você consegue voltar com pelo menos dois itens a cada morte.

Algumas dicas:

- Quando estiver nos arbustos e alguns inimigos se aproximarem, envie seu clone para que eles o matem e tomem muito dano.
- Quando estiver fugindo dos inimigos, fique parado e envie o clone próximo à plataforma da Relíquia pois o clone também recebe o buff de velocidade e isso confundirá os inimigos.
- Se tiver algum inimigo que ataque de uma distância alta (Nidalee ou Jayce), coloque diversas armadilhas entre as duas passagens e fique do lado oposto à equipe inimiga para coletar as Relíquias, se perceber que eles estão próximos.
- Se os inimigos estiverem te perseguindo, mova seu clone para a parte de cima e fique na parte de baixo, colocando também armadilhas na Relíquia de Vida.
- Se seu time estiver morrendo muito ao pegar o buff da Ascensão, ordene que eles deixem o buff para a equipe inimiga, afinal são 5 pontos a mais a cada Ascendido morto.
- Tente ficar menos exposto possível. Isso ajuda a confundir os inimigos e normalmente causa uma certa agonia psicológica que faz com que eles abaixem o nível da jogabilidade ou comecem a focar mais você (e nisso seu time tem controle de todo o mapa).

Algumas das minhas partidas recentes

Esta estratégia também funciona com o Teemo, porém com algumas diferenças:

- Só fica invisível quando após alguns segundos parado (mais difícil de fugir quando perseguido)
- Cogumelos não causam Medo (mas causam mais dano e duram mais tempo antes de sumir)
- Possui a habilidade de Cegar ataques básicos (porém não é tão efetivo contra campeões que ataquem com habilidades)

Mesmo assim, jogar com Teemo é mais recompensador pelo seu dano que é relativamente mais alto que o do Shaco e a possibilidade de ter mais cogumelos ativos que caixinhas.

Termos utilizados neste guia:

All-in: Usar tudo o que você tem no inimigo (matar ou morrer)
Zoning: Criar uma distância psicológica, impedindo que os inimigos se aproximem
Controle de Grupo: Habilidades que retardam a movimentação ou ação do jogador (atordoar, deixar lento, etc).
Buff: Poder temporário ou permanente que aumenta algum atributo do seu personagem
Split Push: Dividir seu time em duas partes ou mais para alcançar vários objetivos de uma vez, obrigando o time inimigo a decidir qual dos objetivos defender. É mais utilizado quando seu time tem uma certa vantagem contra o oponente.

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